yydhdbhshhdjb

708 palavras 3 páginas
Gydhgdhhsjsjhsuvgshshhshhshhhshbshhsgghsujjshhshhhhhxhghjdjh- dbjjhdijdijdkokdkjjjdijjdjjdjhdjjdijdjdjjjcjbdjbfhbxjbdjbdjb- fjjxjjdjuiduurjjfjjfkjfkndnjnfjnfkjdjjfkbdjvhhxgbnxjhhdhhdhh- hhhhhhhhhhhhjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjkklfkjfjfijfijfjjfjj- fijfjfjijfjjfijf
Teoria Comportamental da Administração
AdministraçãoMay 2, 2012

Teoria Comportamental da Administração
AdministraçãoMay 2, 2012

Como vimos no post anterior sobre a Teoria das Relações Humanas, o enfoque nas relações humanas e comportamentais da Administração surgiram como críticas importantes ao enfoque excessivo dado às tarefas e à estrutura organizacional, proposto pela Teoria Clássica.

Teoria Comportamental da Administração
Pode-se dizer que a Teoria Comportamental teve início em 1947, com o surgimento do livro “Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo”, de Herbert A. Simon, o qual constituiu um ataque aos princípios da Teoria Clássica e à aceitação – com os devidos reparos e correções – das principais idéias da Teoria das Relações Humanas.

As principais características da Teoria Comportamental são:

A grande ênfase nas pessoas;
A preocupação com o comportamento organizacional e os processo de trabalho);
O estudo do comportamento humano.
Abaixo comentamos os principais estudos e propostas da Teoria Comportamental, com base no conteúdo apresentado pelo livro “Introdução à Teoria Geral da Adminisrtração”, de Idalberto Chiavenato. Acompanhe:
Teoria Comportamental da Administração
Hierarquia das necessidades de Maslow
Abraham H. Maslow (1908-1970), um dos maiores especialistas em motivação humana, apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais

Relacionados