Yure Desequilibrio Ecologico

1197 palavras 5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

Desequilibrios Ecológicos no Estado de Mato Grosso

Pontes e Lacerda
2015

Introdução

O pantanal e um dos mais ricos ecossistemas do Brasil. Entre alguns desiquilibrios ecológicos podemos citar a caça, a pesca, garimpo e o turismo descontrolado que produz lixo que são deixados no meio do caminho.

O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros,1 situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de o Grosso do Sul, ambos estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano), considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região do Parque Nacional do Pantanal. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira. Além disso, tem poucas montanhas, o que facilita o alagamento. O clima no Pantanal é quente e úmido, no verão, e embora seja relativamente mais frio no inverno, continua apresentando grande umidade do ar devido à evapotranspiração associada à água acumulada no solo no horizonte das raízes durante o período de cheia.
Entre os problemas ambientais do Pantanal estão o desequilíbrio ecológico provocado pela pecuária extensiva, pelo desmatamento para produção de carvão com destruição da vegetação nativa; a pesca e a caça predatórias de muitas espécies de peixes e do jacaré; o garimpo de ouro e pedras preciosas, que gera erosão, assoreamento e contaminação das águas dos rios Paraguai e São Lourenço; o turismo descontrolado que produz o lixo, esgoto e que ameaça a tranquilidade dos animais.

Impactos ambientais e

Relacionados

  • Os bancos de sementes comunitários na construção dos territórios de esperança: o caso do assentamento três irmãos/pb
    59682 palavras | 239 páginas
  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas