ytuy

745 palavras 3 páginas
Transformações dos elementos químicos

Leucipo e Demócrito (400 anos a.C.) sugeriam que a matéria não é continua, mas que é feita de minúsculas partículas indivisíveis (átomos), e aceitavam a idéia de existirem quatro elementos fundamentais: terra, ar, fogo e água. As proposições de Leucipo e Demócrito foram rejeitadas algum tempo depois por Aristóteles, que acreditava no modelo da matéria contínua, e seus argumentos permaneceram sem restrições até o século XVII.
De acordo com Aristóteles, a cada elemento estavam associadas duas qualidades.
Exemplos:
ar e fogo = quente fogo e terra = seco terra e água = frio água e ar = úmido
Seria possível transformar um elemento em outro elemento pela mudança de suas qualidades. Assim, o fogo transforma-se em ar mudando a qualidade seco na qualidade úmido.
No século XVII, Newton derrubou a teoria de Aristóteles, quando explicou o comportamento de gases em termos de movimento de partículas finitas.
Ainda no século XVII, Robert Boyle contesta a existência de quatro elementos formadores (terra, ar, fogo e água). Não contradiz a idéia anterior de átomo e afirma que os elementos não são feitos por nenhuma substância mais simples que eles mesmos.
O mérito da proposta foi a possibilidade da existência de mais de 4 elementos, que foi confirmado a partir do século XVII com Lavoisier, que, em sua época, chegou a compilar uma lista de 23 elementos. Somente em 1808, J. Dalton propõe o princípio unificador, segundo o qual as propriedades conhecidas da matéria podem ser explicadas em termos de comportamento de partículas finitas, unitárias.
Como Demócrito, Dalton acreditava que o átomo seria a partícula elementar, a menor unidade da matéria. Entretanto, experiências posteriores demonstraram que o átomo consiste em unidades ainda menores.

EFEITOS DA RADIOATIVIDADE NOS ORGANISMOS

Em pequenas doses, a exposição à radiação não oferece riscos à saúde: o corpo tem tempo suficiente

Relacionados

  • Hgtvcfiyunfcu wiyfewfgdhb
    1183 palavras | 5 páginas
  • trabalho sony
    3587 palavras | 15 páginas
  • 6 verdades chocantes que irão fazer de você uma pessoa melhor
    74465 palavras | 298 páginas