yttytrtrt

1095 palavras 5 páginas
Entre nomes certos para gerir áreas importantes do governo, estão técnicos que gerem os principais projetos do governo e que estão de prontidão para assumirem pasta em caso de crise

Se há espaço definido na equipe da presidente Dilma Rousseff para o segundo mandato são os cargos de gestão de quatro homens, considerados da inteira confiança da presidente, prontos para o trabalho técnico de tocar os projetos do governo e, quando necessário, assumir a titularidade das pastas nas quais atuam.

As cartas da manga de Dilma são o engenheiro Mário Zimmermann, atual secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia; o contador Carlos Eduardo Gabas, atual ministro interino da Previdência; o economista Paulo Sérgio Passos, atual ministro dos Transportes; e o atual ministro da Educação, José Henrique Paim.

Com Joaquim Levy na Fazenda, Dilma repete estratégia de Lula em 2002

Armando Monteiro será ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Barbosa no Planejamento é estratégia política inesperada pelo mercado financeiro

Reprodução/BBC
Presidente Dilma Rousseff
Para a presidente, que precisa montar o governo repartindo com aliados cada pasta do governo, os quatro gestores ganharam fama de coringa, podendo, inclusive, em meio a conflitos de interesses ou mesmo crise envolvendo os titulares, assumir o comando.

A relação de confiança de Dilma com o catarinense Márcio Zimmermann vem desde 2005, quando ele ainda era ministro de Minas e Energia e passou a ocupar a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético da pasta, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Zimmermann chegou a assumir o comando da pasta em março de 2010, com a saída de Edison Lobão‎ para disputar eleições. Com a volta de Lobão ao comando da pasta, passou para o cargo executivo da pasta e atuar como interino do ministro.

Filiado ao PMDB desde 2012, Zimmermann adota um ar discreto, bastante valorizado pela presidente. No ano passado, ganhou pontos ao

Relacionados