ytgbgbkhj

Páginas: 10 (2433 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
1 Beba bastante água o dia inteiro, mesmo sem sentir sede. Muitas vezes nosso corpo manda sinais de fome quando, na verdade, está desidratado e pedindo por água. Vale aquele truque de beber um copo bem grande 30 minutos antes das refeições (ou do happy hour, da festinha, etc.).
4 Sirva-se primeiro na fila do self-servisse ou peça primeiro seu prato, para evitar ser influenciado pela escolha dasoutras pessoas.
9 Saboreie e mastigue, mesmo que você só tenha 15 minutos para comer sua refeição. Não apenas você vai aproveitar melhor os nutrientes dos alimentos e ficar saciado com menos quantidade, como vai ter uma experiência muito mais prazerosa do que engolir a comida sem consciência.
10 Antes de comer, respire por alguns segundos e perceba como está se sentindo. É muito comum usarmos acomida como uma válvula de escape de nossos estresses, frustrações, ansiedades, tristezas e raivas. Em uma tentativa de "tapar aquele vazio interior" acabamos por fazer escolhas que nos causam mal. Quando tomamos consciência de nossas emoções, ao invés de "empurrá-las para debaixo do tapete", temos mais poder de escolha e tomamos decisões mais sábias - tanto do que comer, quanto do que fazer nasdemais áreas de nossa vida.
Dica 1: comece a incluir vegetais e frutas frescos em todas as suas refeições. Se vai comer o empadão do self-servisse, coloque junto uma porção de cenouras. Se for comer doces em uma festa, coma frutas antes de sair de casa. Se for comer pizza, peça para acrescentar uma porção generosa de alguma folha, como salsa ou rúcula. Acredite em mim: aos poucos, seu corpo vaicomeçar a criar desejos pelos alimentos mais saudáveis!
Dica 2: pare com as proibições, dietas ou culpa. A não ser que você tenha doenças e alergias a determinados alimentos que lhe fazem mal, impor uma restrição alimentar faz com que o mecanismo de nossa mente entre em modo de escassez. Isso imediatamente faz iniciar o comportamento de "não sei quando poderei comer isso novamente", econsequentemente dispara um desejo incontrolável de comer o máximo que puder na primeira oportunidade que aparecer.









Meditação da Maçã
Pegue uma maçã em sua geladeira, qualquer uma serve. Lave-a. Seque-a. Antes de mordê-la, pare por um momento. Olhe para a maçã na palma da mão e pergunte-se: "quando eu como uma maçã, eu tenho prazer em comê-la? Ou eu estou tão preocupado com outrospensamentos que eu perco as delícias que a maçã me oferece?".
Se você é como a maioria de nós, você responde "sim" à segunda questão com muito mais frequência do que a primeira. Na maior parte de nossas vidas, temos comido maçã depois de maçã sem pensar duas vezes. No entanto, desta forma quase inconsciente de comer, temos negado a nós mesmos as muitas delícias presentes no simples ato de comer uma maçã.Por que isso acontece, especialmente quando é tão fácil apreciar verdadeiramente a maçã?
A primeira coisa é ter plena atenção ao comer a maçã. Quando você come a fruta, apenas concentre-se em comê-la. Não pense em mais nada. E o mais importante, esteja parado. Não coma a maçã enquanto você estiver dirigindo. Não coma enquanto você estiver andando. Não coma enquanto você estiver lendo. Apenasesteja parado. Ao focar e desacelerar, você se permitirá realmente saborear todas as qualidades que a maçã oferece: sua doçura, aroma, frescor, suculência e "crocância".
Em seguida, pegue a maçã da palma da sua mão, e observe-a novamente durante um tempo. Inspire com consciência algumas vezes para ajudar você a se concentrar e ficar mais em contato com a forma como se sente sobre a maçã. Na maioriadas vezes, você mal olha a maçã que está comendo. Nós simplesmente agarramos, mordemos, mastigamos rapidamente e depois engolimos. Desta vez, preste atenção: que tipo de maçã é? Qual é a sua cor? Como você a sente em sua mão? Qual é o seu cheiro? Passeie por esses pensamentos, e você vai começar a perceber que a maçã não é simplesmente um lanche rápido para acalmar o estômago reclamando de fome....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!