youtube

Páginas: 5 (1095 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
Artes e Letras





Mudança na forma de experenciar




Gonçalo Silva N.28339
Ricardo Verdade N.28417
Joana Pacífica N.28476
Fátima Santos N.28784







Trabalho no âmbito da unidade curricular de
Sociedade e Comunicação
(Licenciatura em Ciências da Comunicação)







Professor Doutor João Carlos CorreiaDezembro, 2013


Desde os primórdios que o Homem sempre desejou conquistar e descobrir o mundo que o rodeia, ultrapassar os obstáculos inerentes ao vínculo que o liga ao espaço onde se circunscreve a sua experiência. Neste sentido, com as inovações tecnológicas o ser humano tem a possibilidade de se afastar da barreira que o factor distância lhe impõe e comunicar ou conhecer outros locais paraalém do seu local de residência, sem que para isso tenha de se deslocar.
No início do Século XX, a concentração da população Europeia nos grandes centros urbanos, a generalização do ensino e o desenvolvimento exponencial dos meios de comunicação fizeram com que surgisse uma nova cultura, a cultura de massas. Esta, como o próprio nome indica, é uma cultura que pela sua simplicidade é acessível atoda a população e pretende satisfazer os desejos dos consumidores. Em consequência da sua difusão por meio dos mass media, tornou-se num bem industrial, seguindo um meio de produção estandardizada, o que implicou um consumo exurbitante de bens culturais, Este sucesso , influenciou e transmitiu valores e modos de estar que se impuseram como padrões culturais. Desta forma é possível aferir, que osmeios de comunicação foram essenciais para o desenvolvimento da sociedade capitalista como hoje a conhecemos.
Dos meios de comunicação mais influentes podemos destacar a rádio, o cinema e a imprensa que apesar de não terem sido criados no século XX, a sua evolução ocorreu, na primeira metade deste século, principalmente após a primeira guerra mundial. Mais tarde, na segunda metade do século, surgea televisão e posteriormente a Internet.
O aumento das condições económicas e a difusão do ensino criaram oportunidade para o desenvolvimento da imprensa. Desta forma através da utilização de frases curtas e objectivas, com um vocabulário simples tornou-se acessível a todos e deixou de ser apenas consumida pelas elites. Para atraírem leitores, promoveram o aparecimento de históriassensacionalistas, de títulos mirabolantes e de fotografias chocantes no conteúdo dos jornais. Começaram a surgir, também, as páginas dedicadas ao desporto e as páginas “cor-de-rosa”. O que incialmente promovia apenas a transmissão de informação acerca da localidade do leitor e do resto do mundo passa também a procurar responder aos desejosos dos consumidores ampliando o leque de opções.
Com o avanço datecnologia surgem com ela novos produtos que se adaptam à fácil comercialização, incutindo aos consumidores uma insatisfação permanente que os leva a procurar e consumir todos os produtos comercializados, os quais outrora consideravam dispensáveis. Esta nova cultua, fez com que os individuos se tornassem acriticos aceintando passivamente tudo o que lhes é “imposto”.
“O consumidor não é rei, como aindústria cultural gostaria de fazer crer, ele não é o sujeito dessa indústria, mas o seu objecto”. (Adorno, A indústria Cultural)
Os meios de comunicação permitiram que surgisse uma modificação na forma como o ser humano se relaciona com o Mundo que o rodeia. A forma como percepcionamos e experienciamos a realidade passa a ser mediada e, os valores que outrora faziam parte da sociedade sãosubstituídos pelos seus desejos inconscientes, que apelam ao imaginário, ao mundo de sonho e ao mistério. A sociedade, como hoje a conhecemos, é dominada pelos media, que manipulam e impõe um cultura de massas. O conteúdo do que nos é transmitido corresponde aos desejos escondidos na nossa mente, ou seja, o que vemos na televisão, por exemplo, surge como uma experiência para aqueles que a estão a ver....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Youtube
  • Youtube
  • YouTube
  • youtube
  • como burlar o youtube
  • Analise YouTube
  • Historia do Youtube
  • A Globalização e o YouTube

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!