Yoga

Páginas: 13 (3241 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Respiração para uma vida saudável

Considerando que atualmente vivemos dias agitados e que o stress diário nos leva ao cansaço físico e mental, esta proposta oferece ao indivíduo a vivência de práticas baseadas nos Pranayamas (técnicas de respiração do Yoga), com o intuito de aguçar a percepção para o ato de respirar e fazê-lo com mais qualidade.
O curso tem o cronograma de quatro encontros,onde abordaremos:
Apresentação do curso e o Sistema Respiratório
Prática da massagem diafragmática e do kapala bhati, vivencia da respiração completa (Puraka e Recaka)
Mecânica respiratória
Prática dos Pranayamas (Kumbhaka, Ujjayi)
Fisiologia da respiração
Prática dos Pranayamas (Bhastrika, Nadi shodana)
Controle da respiração
Prática dos Pranayamas (Sitkari, Shitali, Bhramari)

Bemvindos!
Namastê!

Roberta Alves








A Respiração

A respiração é uma das ações mais importantes que praticamos em vida, através dela utilizamos o Oxigênio como fonte de energia e liberamos o gás carbônico e a água.
Na inspiração o ar inalado trás o Oxigênio que o sangue vai transportar para as células do corpo, elas processam reações químicas necessárias para o funcionamento dosnossos sistemas e por sua vez, liberam o Gás carbônico na corrente sanguínea, para ser removido do corpo na expiração.
Cabe ao Sistema Respiratório suprir esta demanda de oxigênio para os tecidos e remover o gás carbônico, envolvendo assim um mecanismo de ações musculares, fisiológicas e neurais no ato de respirar, “que são influenciadas por variáveis metabólicas, por aspectos emocionais e pelaconsciência” (D’addio).
As funções do sistema respiratório são: transportar o ar e fazer a troca gasosa. Os órgãos que transportam o ar são: cavidade nasal, faringe, laringe, traquéia, brônquios. O pulmão é o órgão onde acontece a troca de gases com a circulação sanguínea.
Em suma, na cavidade nasal o ar é inalado, aquecido, umidificado e filtrado, ela é uma área vascularizada, com pelos e mucoque permitem tais funções. A faringe é um órgão que pertence a dois sistemas, ela também faz parte do sistema digestor, aonde conduz o alimento, falhas no controle das funções de passagem de ar e passagem de alimento, podem gerar acidentes. A laringe é o orifício protegido pela epiglote, uma tampa que controla a entrada de ar para glote (o orifício de entrada da laringe). Segue-se então atraquéia, o tubo que penetra a caixa torácica e depois se divide nos brônquios, estes se conectam com os pulmões e se ramificam em bronquíolos que se ligam aos alvéolos, onde a troca gasosa é estabelecida com a corrente sanguínea.
Preconiza-se que todos os órgãos deste sistema sejam utilizados ao respirar, portanto, “a boa respiração deve ser nasal” (Prof. Hermógenes).
Este é um preceito da prática dosPranayamas, a técnica do Yoga para controlar o Prana, palavra sânscrita que significa respiração, o termo Ayama significa pausa. E de acordo com os Sutras de Patanjali, ao decodificar o Yoga, ele sugere a cessação da inspiração e da expiração como passo para atingir a transcedência.
As linhas de Hatha Yoga têm uma sistematização de práticas para promover o controle da respiração e atingir apausa (Kumbhaka), a ação de inspirar denomina-se Puraka e a de expirar Recaka, elas também são controladas de diferentes formas na prática dos Pranayamas.
As narinas representam os canais que absorvem o prana, a narina direita absorve o prana positivo (Ha) e a narina esquerda absorve o prana negativo (Tha), estimulando estes canais pratica-se a respiração correta, ela é importante para equilibrar ofuncionamento do sistema respiratório, uma vez que “o prana é o fator que governa cada atividade do corpo humano, física e mentalmente” (Bassoli).
Segue algumas considerações para a prática dos Pranayamas:
- Em local arejado e livre de odores
- Sentado com a coluna ereta reconheça seu ritmo respiratório
- A respiração deve ser nasal
- A inspiração deve ser uniforme e suave durante Puraka...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • YOGA
  • Yoga
  • Yoga
  • Yoga
  • YOGA
  • Yoga
  • YOGA
  • Yoga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!