Yoga como reposição hormonal na menopausa

Páginas: 41 (10030 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
1 INTRODUÇÃO
Ao longo do desenvolvimento feminino se identificam várias fases como: a puberdade, a adolescência, a maturidade, a menopausa e a senilidade. E nesse interim, ou seja, na passagem de uma fase à outra podem ocorrer inúmeros problemas. Contudo destacasse que OMS (Organização Mundial de Saúde) considera o climatério desde 2008, não como um processo patológico, mas como fase biológicada vida da mulher que tem a menopausa como marco que se constitui como o último ciclo menstrual.
Parafraseando Pinotti (1995) considerasse que a menopausa pode ser explicada como a interrupção das menstruações, sendo essa, produto do encerramento da atividade folicular ovariana. Essa fase da vida da mulher pode se caracterizar como propensa ao surgimento de doenças cardiovasculares, osteoporose,câncer, alterações emocionais e psiquiátricas entre outras.
De acordo com dados do Ministério da Saúde ( no ano 2008), 32% das mulheres brasileiras passam pelo climatério quando vivenciam a faixa etária que vai dos 35 aos 65 anos. Isso porque aos 35 anos o nível de estrogênio e progesterona tende a diminuir, conforme cita Rodrigues (1998). Segundo ele nessa etapa, em que se firma a menopausa,podem aparecer sintomas característicos e desagradáveis como: ondas de calor; ressecamento das mucosas, desânimo, angústia, depressão, queda de cabelo, pele seca e diminuição do interesse sexual. Significa dizer que os sintomas da menopausa provocam mudanças nos hábitos diários da vida das mulheres e comprometendo da qualidade de vida.
A reposição hormonal passa a ser uma alternativa que ameniza ossintomas da menopausa, e principalmente quando ministrada no climatério pode minimizar ou prevenir as alterações orgânicas advindas do hipoestrogenismo na pós-menopausa e corrigir as disfunções menstruais da pré e perimenopausa. Segundo o mesmo nessas fases podem ainda ser verificados sintomas neuropsíquicos de alterações de humor e sintomas depressivos, os quais podem ser tratados com terapiaestrogênica.
Para Nahas (2001), a prevenção e controle de doenças ligadas ao sedentarismo e inatividade podem se dar via mudanças comportamentais no estilo de vida. Dentre elas desataca-se: a hipertensão, obesidade, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.
Para Sparrrowe o Yoga pode ser uma atividade que, dentre outros benefícios específicos, pode imprimir um estilo de vida saudável que com aprática rotineira ameniza os sintomas da menopausa. Segundo ele (2006), o Yoga favorece a regularização do ciclo menstrual de dois modos essenciais, ou seja, ajuda a reduzir o stress que pode desregular o ciclo menstrual, e ajuda no funcionamento de qualidade de algumas glândulas como a pituitária, a tireoide e o hipotálamo, ajudando no equilíbrio do sistema endócrino.
Parafraseando Francina(2005), destaca-se que a vida das mulheres é afetada pelo fluxo e refluxo dos hormônios, que se constituem como moléculas que distribuem mensagens vitais via corrente sanguínea de uma parte à outra do corpo. Segundo ela os hormônios, mesmo que em quantidades reduzidas, detém potência incrível, pois dirigem e regulam grande parte da sutil bioquímica da vida. Os mesmos se distribuem por todo o corpo eexercem influencia decisiva não apenas no corpo físico, mas também na capacidade mental, na energia, no temperamento, na personalidade e na perspectiva de vida de cada ser humano.
E é nessa perspectiva que se centrará esse estudo, ou seja, o objetivo desse trabalho acadêmico será o de teorizar e compreender os sintomas da menopausa, partindo da prática de Yoga como estimuladora da qualidade devida de mulheres que estejam vivenciando a menopausa.
2 JUTIFICATIVA
Esse estudo justifica-se pela necessidade de identificar e compreender os sintomas causados pela menopausa, chegando-se a compreensão e sugestão da prática de yoga como melhoria na qualidade de vida das pessoas envolvidas na proposta de aplicação que será incorporada ao marco teórico aqui defendido, o qual se fundamenta no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reposição hormonal na menopausa
  • REPOSIÇÃO HORMÔNAL
  • Reposição Hormonal na terceira idade
  • Reposição hormonal e câncer
  • Terapia de Reposição Hormonal
  • Reposiçao hormonal masculina
  • Menopausa
  • Menopausa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!