yjyuyj

291 palavras 2 páginas
Trabalho de Português

Educadora: Professora Sônia Azevedo
Grupo: Cícero Henrique n°06 João Marcos n° 12
Série: 2° ano S

O primeiro texto trata-se de informar as pessoas seus direitos decretados pela lei, como forma de criar restrições criadas pelo homem e para o homem. No quarto artigo está decretado que todos os seres humanos são livres então não deve haver qualquer forma de trabalho escravo. Com esses direitos fica claro que todos são iguais então não pode haver desigualdade e diferença entre os seres humanos.
O primeiro texto é injuntivo declarativo, por isso tem uma linguagem objetiva e simples, os verbos são empregados no modo imperativo, pois é um texto jurídico. É denotativo tem função referencial, é informativo e de ordem direta, poisesta sendo direcionadas as pessoas que tem o interesse de saber os seus direitos.
O segundo texto tem o objetivo de causar uma emoção lírica nos leitores. Este texto é metafórico, sendo comparado aos direitos jurídicos dos seres humanos e foi escrito por Thiago de Mello. O autor decreta aos seres humanos, seus direitos espirituais, emotivos como a segunda estrofe “Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm o direito de se converter em manhãs de domingo.” Ele cria algumas metáforas como se fosse um direito das pessoas.
O texto de Thiago de Mello é conotativo de gênero lírico, possui rimas internas, versos livres e irregulares. Ele tem função poética por que o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, sinestesia, personificação), exploração dos sentidos e sentimentos e expressão do eu-lírico.

Relacionados