yhyhh

5914 palavras 24 páginas
título do artigo: George Berkeley: Empirismo, Ciência e Metafísica
Prof. Me. Alexandre Meyer Luz
Professor do curso de Filosofia da Fundação Educacional de Brusque meyerluz@febe.rct-sc.br George Berkeley: Empirismo, Ciência e Metafísica1

Alexandre Meyer Luz meyerluz@nutecnet.com.br Resumo
Este ensaio pretende apresentar ao leitor os aspectos centrais do pensamento de
George Berkeley, caracterizando-o, em primeiro lugar, como um autor central para o desenvolvimento do empirismo moderno (por ter rompido com projeto filosófico lockeano) e, segundamente, como um filósofo da ciência que estabeleceu as bases do instrumentalismo contemporâneo. Paralelamente, pretendemos mostrar aqui que outros aspectos da filosofia berkeleniana (suas motivações religiosas e sua metafísica) são meramente reflexos de sua biografia pessoal, exercendo pouco ou nenhum papel na sustentação2 do empirismo e do instrumentalismo.

Palavras-Chave
Berkeley; Empirismo; Instrumentalismo.

Considerações Iniciais

Este

ensaio

apoia-se,

principalmente,

nas

duas

obras

epistemológicas

berkelenianas: o A Treatise Concerning the Principles of Human Knowledge3, de 1710, a quem nos referiremos, daqui por diante, como Tratado e os Three Dialogs Between Hylas and
Philonous4, de 1713 (Diálogos, doravante). Estão supostos, porém, os diversos ensaios berkelenianos sobre Ciência e Matemática.

1

Gostaria de agradecer ao professor Marcos Rodrigues da Silva por suas valiosas sugestões.
Como ficará claro ao longo deste texto, não estamos ignorando as motivações religiosas da filosofia berkeleniana. Estamos apenas a nega-las um papel teoricamente relevante na sustentação lógica de qualquer argumento central da teoria.
3
Lido na edição brasileira (In. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1a Ed., 1973, vol. XXII) e citado na versão online disponível em .
4
No volume já citado da coleção Os Pensadores.
2

Ao leitor pedimos que nos conceda o uso de

Relacionados