ygyygy

271 palavras 2 páginas
O espaço do Carnaval é um espaço mítico contemporâneo. Um espaço onde se vive, se brinca e se extravasa, soltando pressões acumuladas em tantos espaços comuns; mas também acumulando outras pressões capazes de municiar a busca pela qualidade de vida em todos os espaços. É, portanto, um espaço anárquico, momentâneo e sedutor. No entanto, tão simbólico quanto significativo.
(OLIVEIRA, 2007, p.15).
A importância do carnaval para o brasileiro é inegável, a maior festa popular do país, um lugar onde a transgressão é possível, o mundo da rua se transforma temporariamente no espaço de casa (DA MATTA, 1990), o homem se veste de mulher e o pobre pode parecer nobre; um elemento importante que compõe a colcha de retalhos que forma a cultura e a identidade brasileira.
A origem da festividade já demonstra como o Brasil é constituído de amplas influências, o carnaval de Paris, o entrudo português e os bailes de máscaras de Veneza, além das raízes africanas presentes no samba brasileiro, ritmo que não pode faltar nos festejos carnavalescos.
Assim, entendemos que a gênese do processo de construção de muitos elementos que formam o original brasileiro foi baseada na observação, em muitos casos na ‘cópia’ adaptada, de representações de outras culturas estrangeiras, desta forma, a influência de outros (aqueles que não compartilham da nossa comunidade) não significa um mal em si mesmo, já que, a partir da influência/ observação ou adaptação das culturas estrangeiras pode nascer algo ‘original’.
A influência do turista na cultura da comunidade não é sempre ruim, o problema esta na apropriação das tradições culturais pelo turista fazendo com que estas percam o sentido para a

Relacionados