ygryryrsw

6136 palavras 25 páginas
O Protocolo OSPF
Jailton Santos das Neves, Waldeck Ribeiro Torres
Departamento de Engenharia de Telecomunicações – Universidade Federal Fluminense
UFF – Niterói – RJ – Brasil jaineves@ig.com.br, waldeck@spymac.com

Resumo. Este trabalho fornece uma descrição simples de como o protocolo de roteamento OSPF trabalha, suas funcionalidades e estrutura, usos e limitações.
Faremos também uma breve introdução ao MOSPF e do OSPF no ambiente do IP versão 6.

1. Introdução
Protocolos são conjuntos de regras que regem a comunicação entre duas ou mais entidades para que seja possível a troca de informações e mensagens. Em redes de computadores, especialmente no tocante a este artigo, os protocolos de roteamento destinam-se à troca de informações entre roteadores, necessárias para a atualização dinâmica de suas tabelas de rotas, implementando um algoritmo específico de roteamento. Utilizando-se destes protocolos, os roteadores conectados que podem
‘escolher’ o melhor caminho para o destino dos dados, preenchendo suas tabelas de roteamento que acabam por descrever o estado da rede.
Dentre os protocolos de roteamento usados na Internet, podemos distinguir claramente dois tipos de protocolos: os protocolos de roteamento interno e os protocolos de roteamento externo. Os protocolos de roteamento externo são utilizados entre sistemas autônomos1 da Internet para que se possa permitir a interconexão entre estas redes.
Alguns protocolos de roteamento externo utilizam o algoritmo de vetor de distância, como o BGP, ou um protocolo mais simples como o EGP (usado para anunciar os endereços IP das redes internas para um roteador externo).
Dentre os protocolos de roteamento interno, temos o RIP (Routing Information
Protocol) que utiliza o algoritmo vetor de distância. Este algoritmo é responsável pela construção de uma tabela que informa as rotas possíveis dentro de um AS.
O OSPF (Open Short Path First) é um outro protocolo de roteamento utilizado no interior de

Relacionados