yfyugu

450 palavras 2 páginas
Atividade em sala T4 - Física - I Química
Prof. Dr. André Luiz Martinez

(andremartinez@ufgd.edu.br)

1ª Questão: Um corpo de 3,0Kg está em repouso sobre um colchão de ar horizontal de atrito desprezível quando uma força horizontal F no sentido positivo de um eixo x ao longo do colchão é aplicada ao corpo. A figura abaixo mostra um gráfico estroboscópico da posição do corpo quando ele se move para a direita. A força F é aplicada ao corpo em t = 0, e o gráfico mostra a posição da partícula a intervalos de 0,50s. Qual é o trabalho realizado sobre o corpo pela força F no intervalo de t = 0 a t = 2,0s?

2ª Questão: Um treno e seu ocupante, com uma massa total de 85Kg, descem uma encosta e atingem um trecho horizontal retilíneo com uma velocidade inicial de 37 m/s.
Se a força desacelera o trenó até o repouso a uma taxa constante de 2,0m/s 2, (a) qual é o modulo da força, (b) que distância d o trenó percorre até parar e (c) que trabalho
W é realizado pelo força sobre o trenó? Quais são os valores de (d) F, (e) d e (f) W se a taxa de desaceleração é de 4m/s2?
3ª Questão: Um helicóptero levanta verticalmente uma astronauta de 72 Kg, 15m acima da superfície do oceano, por meio de um cabo. A aceleração da astronauta é g/10. Qual é o trabalho realizado sobre a astronauta (a) pela força do helicóptero e (b) pela força gravitacional? Imediatamente antes de a astronauta chegar ao helicóptero, quais são:
(c) sua energia cinética e (d) sua velocidade.
4ª Questão: A única força que age sobre um corpo de 2,0Kg enquanto ele se move no semi-eixo positivo de um eixo x tem a componente Fx = -6x N, com x em metros. (a)
Qual a velocidade do corpo em x = 4,0m? (b) Para que valor positivo de x o corpo tem uma velocidade de 5,0m/s?
5ª Questão: Um elevador de carga, totalmente carregado tem uma massa total de
1200Kg, que deve içar 54m em 3,0s, iniciando e terminando a subida em repouso. O contrapeso do elevador tem uma massa de apenas 950Kg e, portanto, o motor do

Relacionados