yesmenismo

3017 palavras 13 páginas
O libertarianismo ou libertarismo é a filosofia política cujas raízes remontam ao jusnaturalismoracional, ao liberalismo clássico e aos founding fathers ("pais fundadores") americanos. O libertarianismo defende que as funções legislativas, punitivas e judicantes exercidas pelos Estados nacionais não deveriam ser exclusivas destes. Como todos os bens e serviços, a ordem legal representada no poder de legislar, julgar e punir poderia ser provida pelos mercados, em livre concorrência.
Os libertários tendem a apoiar uma das duas tendências, anarcocapitalismo o minarquismo. Assim, o brocardo “propriedade, vida e liberdade” encerraria os direitos fundamentais do homem. Não seria oEstado, porém, o único possível provedor-garantidor da propriedade, da ordem, da vida.
Índice
[esconder]
1 Libertarianismo no mundo e a terminologia
2 Libertarianismo no Brasil
3 Libertarianismo utilitarista e libertarianismo ético
4 Críticas
4.1 Economia
4.2 Meio Ambiente
4.3 Cultura Ideológica
5 Referências
6 Bibliografia
7 Ver também
8 Ligações externas
[editar]Libertarianismo no mundo e a terminologia
O termo vem do inglês “Libertarianism”, usado em substituição ao mais conhecido “Liberalism”. Isso porque nos Estados Unidos da América o termo “liberal” foi apropriado por uma corrente política distinta e até mesmo oposta ao que se considera “liberal” nos países da América Latina ou da Europa. De fato, a designação “liberal” na América do Norte foi associada aos defensores da democracia social promotora da intervenção governamental, em especial nos mercados, isto é, os “liberais” americanos são aqueles que atribuem ao Estado uma necessidade vital de participação na indução econômica com vistas ao progresso social.
Tal apropriação linguística já foi abordada por Ludwig Von Mises, economista e cientista social austríaco que influenciou grandemente a obra de Murray Rothbard. Mises (2003) sustentava o apoio ao resgate e à persistência do termo clássico “liberal”, no que

Relacionados

  • yesmenismo
    3017 palavras | 13 páginas