yegte

377 palavras 2 páginas
Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA
Disciplina: Estudos da cultura brasileira
Prof. Vânia Torres

Trabalho

Cultura erudita e cultura popular

Aluna: Raquel de Sousa Lopes
Turma: 2PPV

Cultura erudita e cultura popular

Edward B. Tylor afirma que a cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Considerada superior, a cultura erudita abrange certo tipo de grupo social. São pessoas que têm grande poder econômico e que satisfazem suas necessidades com eventos caros, chiques¸ que normalmente não atingem os indivíduos mais simples, por muitas vezes não terem condição de pagar.
Trata-se de pequenos grupos que possuem o suficiente para gastar com museus, obras de arte caríssimas, óperas e espetáculos de teatro com preços bem elevados.
Já a cultura popular é qualquer tipo de expressão transmitida por um povo, que pode vir a ser passada de geração a geração. É uma cultura aprendida de maneira simples, através de costumes, crenças, tradições, etc. É uma cultura que vem do povo, que não é imposta por uma elite nem indústria cultural.
A cultura erudita e cultura popular podem ter a mesma sofisticação, mas quando levadas à sociedade não possuem o mesmo status social. A cultura erudita é legitimada e transmitida pelas escolas, é uma cultura produzida por pesquisas científicas, técnicas, onde os indivíduos levam em consideração as expressões artísticas que podem ser compradas ou deixadas como bens materiais.
A cultura popular, ao contrário, não está ligada ao conhecimento científico, mas sim ao conhecimento “vulgar”, o senso comum. Ou seja, um conhecimento popular e simples, como por exemplo, a superstição de não deixar um lado da sandália virada de cabeça pra baixo, assim a mãe não irá morrer.
Não foi feita nenhuma pesquisa que comprove que deixar a sandália

Relacionados