ycyvub

1009 palavras 5 páginas
Resumo dos Slides de Recreação
• Ócio: para os gregos, o ócio significava uma parada para repouso e um tempo necessário para o indivíduo dedicar a si mesmo. Contrapondo-se à ação, o ócio se relaciona à contemplação e se constituía como uma atividade mental essencial para adquirir sabedoria. Para os romanos, o ócio se relacionava com o descanso e a diversão e só poderia ocorrer em função do trabalho. O ócio é definido por Cavallari como o é “nada fazer” de forma lúdica, positiva e opcional. Pode até ser uma opção de lazer.
• Lazer: segundo Cavallari, é o estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente (não deliberadamente), dentro do seu tempo livre, em busca do lúdico (diversão, alegria, entretenimento).
• Tempo livre: é aquele que sobra após o trabalho e as necessidades e obrigações cotidianas, que podemos empregar no que queremos, destinado ao desenvolvimento físico e intelectual do homem como fim em si mesmo.
• Recreação:
Segundo Marcellino, é educação em e do (ou para) tempo livre, que pressupõe organização; estrutura; métodos específicos; objetivos precisos; profissional especializado.
• Lúdico:
No lazer, "pode produzir práticas e imagens reiteradoras das relações de alienação e constituir o enigma [...] a imprevisível redescoberta de traços obscurecidos nas relações sociais."
(Tirei de um artigo do Google Acadêmico o trecho a seguir:)
O termo lúdico tem suas raízes etimológicas na palavra latina ludos, que pode significar "jogo", "brinquedo". Segundo Almeida, o lúdico passou a ser conhecido como "uma necessidade básica da personalidade do corpo, da mente, no comportamento humano. As implicações das necessidades lúdicas extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo de modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo do jogo. O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão."
Segundo Huizinga, tem as características:
Ordem;
Tensão;
Movimento;

Relacionados