Yasmim09

429 palavras 2 páginas
Oswald de Andrade (1890-1954) foi escritor e dramaturgo brasileiro e uma das personalidades mais polêmicas do modernismo. Era militante político sendo idealizador dos principais manifestos modernistas. Filho único de José Oswald Nogueira de Andrade e Inês Henriqueta Inglês de Sousa Andrade, Oswald nasceu no dia 11 de Janeiro de 1890. Formou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco.
De família rica, fez várias viagens à Europa, onde entra em contato com os movimentos de vanguarda. E em 1911 publicou seus primeiros trabalhos no jornal humorístico "O Pirralho" que ele mesmo fundou e que circulou até 1917. Em 1912, viajou para Paris, onde, convivendo com a boemia estudantil, entrou em contato com o futurismo. De volta a São Paulo, continuou no jornalismo literário. Defendeu a pintora Anita Malfatti de uma crítica devastadora de Monteiro Lobato e fundou o jornal "Papel e Tinta". Em seguida, organizou a Semana de Arte Moderna de 22.
Publicou "Os Condenados" e "Memórias de João Miramar" - romance, este, que quebra toda a estrutura dos romances tradicionais, pois apresenta capítulos curtíssimos e semi-independentes, num misto de prosa e poesia, que no final da leitura formam um grande painel -. Em 1924, iniciou o movimento Pau-Brasil, juntando o nacionalismo às ideias estéticas da Semana de 22. Em 1926, casou com a pintora Tarsila do Amaral - ao lado desta, criou o "Manifesto Antropofágico", em que propôs que o Brasil devorasse a cultura estrangeira e criasse uma cultura revolucionária própria- e os dois se tornaram a dupla mais importante das artes brasileiras (Mário de Andrade os apelidou de "Tarsiwald").
Com a crise de 29, Oswald teve as finanças abaladas e sofreu uma reviravolta na vida. Rompeu com Mário, separou-se de Tarsila e casou com a escritora e militante política Patrícia Galvão (a Pagu). Em 1936, após ter-se separado de Pagu, casou com a poetisa Julieta Bárbara. Em 1944, outro casamento, agora com Maria Antonieta D'Aikmin, com quem

Relacionados