yantrabalhos

409 palavras 2 páginas
Religião

A parte religiosa da cidade e composta por maiorias Católica alem de terem uma grande parte evangélica. Religião e uma coisa muito difícil de falar, pois muitos dizem sou católico ou sou evangélico, mas num forem se quer em uma missa ou em alguma coisa da igreja, mas isso não e só em Pirajuí e sim em todo mundo.
Na igreja católica mesmo que é a maioria apresenta sempre pessoas mais velhas alem de terem jovens, mas as mais velhas tem ido mais às coisas da igreja.
Em Pirajuí apresenta duas igrejas principais a matriz São Sebastião, e a de Nossa Senhora Aparecida, Não esquecendo as de seus distritos como Água quente, Estiva e pradinia que também tem maioria católica. As igrejas de outras religiões São muitas espalhadas pela cidade toda.

Dialetos

Em Pirajuí as gírias são comuns normalmente usadas em todo estado de São Paulo
Como:
Bagulho - alguma coisa (como folha, carro e etc.).
Bicuda ou dedão - Chutar a bola com força Busão – Ônibus
Bater um fio - Dar um telefonema
Bater uma xepa – Almoçar Bem bolado - Trocar algo, dar um jeito em alguma coisa.
Cabuloso - Muito bom, impressionante, sensacional.
Cola lá - Vai lá
Dar um role - Passear, sair Da hora - Muito bonita, legal, da moda.
É fria - É perigoso
Encher linguiça - Encher o saco, falar muito e explicar pouco.
Muito louco - Muito bonito lindo. Mina – Mulher, menina.
E muitas outras...

As gírias são coisas que vem com o tempo em alguns lugares dizem q isso e feio, mas isso já “entrou” na língua e lógico não são todos que falam assim lógico q também tem muitos que falam a língua culta, mas na maioria usam essas gírias.

Comportamento do visitantes.

As pessoas devem agir na cidade de Pirajuí como em outra qualquer cidade, isto é ter respeito todos, tentar fazer amizade, ser gentil e ajudar a todos.
Ajudar seria ver que senhores de idade estão necessitando de você vai La e o ajude, pois um dia você precisará; Não jogar lixo na rua

Relacionados