YankaOliveira

354 palavras 2 páginas
No dia 17 de maio de 2014, foi realizada uma visita ao Centro Histórico de Salvador com os estudantes do curso de Direito da turma D (matutino), sobre a regência do professor Gustavo Almeida. O ponto de encontro e início da visita foi na praça Praça Tomé de Sousa (também conhecida como Praça Municipal) onde encontram-se o Palácio Tomé de Souza, que é a atual sede da prefeitura, Palácio Rio Branco, Câmera de Vereadores e o Elevador Lacerda. Da praça Tomé de Souza, também é possível ter uma bela vista da Baía de Todos os Santos e do Mercado Modelo, importante atração turística de Salvador. Logo após, nos dirigimos à praça da Sé, em que vimos o monumento da Cruz Caída e também o memorial às Baianas.
Também visitamos a Igreja de São Francisco, que é considerada importante monumento cultural do Brasil. Bastante notável é o pátio do convento com sua decoração de azulejos pintados em azul, e frases em latim. O interior da Igreja também é bastante decorado, e chama atenção pela sua beleza, sendo um dos monumentos barrocos mais importantes do centro histórico de Salvador.
Ao sair da Igreja, seguimos para o Largo do Pelourinho, onde encontram-se o Museu da Cidade, que conta a história da cidade de Salvador e a Fundação Casa de Jorge Amado, instituição cultural que abrange acervos e obras de um dos escritores mais importantes da cultura baiana. Por fim, subimos a ladeira do Centro Histórico, saindo no Terreiro de Jesus, praça de grande importância histórico e cultural e que localiza-se diante a Igreja de São Francisco.
Ao fim da visita retornamos à Praça Tomé de Souza e descemos o Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo, que para ter acesso pagamos apenas R$ 0,15 centavos. Tem função de transporte público. O Elevador liga a Praça Cairu na Cidade Baixa e a praça Thomé de Souza, na Cidade Alta. O Elevador Lacerda é considerado um ponto turístico e cartão postal da cidade.

Relacionados