yahha

835 palavras 4 páginas
A relíqua de Eça de Queiróz
Resumo
- Chegando a Lisboa, foi recebido com admiração pela titi. Teodorico teve, assim, a certeza de que sua sorte mudara, pois após a "santa viagem" não haveria mais dúvida quanto as suas virtudes religiosas. D. Patrocínio demonstrava por ele grande reverência e o olhava com devoção. Nem por isso, a senhora deixou de ir conferir as malas de sobrinho para ver se encontrava marcas de relaxações com mulheres.

Na noite da chegada, num jantar de homenagem e comemoração, além das pessoas habituais a casa de D. Patrocínio, Teodorico foi apresentado ao Padre Negrão, substituto de Padre Casimiro que estava muito doente. De imediato, odiou a intimidade que o padre demonstrava gozar com a titi e prometeu terminar com o que parecia uma ameaça ao seu poder.

Após o jantar, momento marcado para a entrega da grande relíquia trazida pelo sobrinho para a titi, todos foram para frente do oratório, que estava ricamente preparado para receber tão santa preciosidade. Quando D. Patrocínio desembrulhou o pacote, em vez da anunciada coroa de Cristo, teve em mãos a prova mais contundente das relaxações de seu sobrinho: a blusa de Miss Mary. De imediato, a beata senhora escorraçou Teodorico de sua casa, que só teve tempo para pegar as outras pequenas relíquias que trouxera.

Expulso da casa da titi e sem dinheiro, Teodorico foi para o Hotel da Pomba de Ouro. Aí, pouco tempo depois, encontrou o Sr. Lino, negociante de objetos sagrados vindos da Terra Santa. Teodorico, de imediato, passou a negociar as pequenas relíquias que havia trazido de sua viagem com o comerciante. Logo percebendo que poderia comercializar as peças sozinhos, sem a intermediação do Sr. Lino, começou a vender para as beatas locais, produzindo falsas relíquias, desgastando rapidamente o negócio.

Novamente empobrecido, Teodorico recebeu a notícia pelo Justino, tabelião de D. Patrocínio, de que a titi havia morrido e que tinha lhe deixado de herança um velho óculo. Mortificado com

Relacionados