Yago Crivelin - Novos Paradigmas Relações Internacionais

285 palavras 2 páginas
Yago Crivelin

Itens Críticos Relacionados ás Nações Unidas

Não é de hoje que vem sendo contestada a atuação da ONU e as tentativas frustradas em manter a Paz nas Relações Internacionais, entre os pontos críticos apontados no artigo, podemos destacar:

1 – A incapacidade de evitar o início da Segunda Guerra, quando inclusive países membros da Liga optam pela guerra.
2 – A falta de reforma e formatação do poder internacional, tendo apenas os países considerados vencedores da guerra até hoje regendo as ações e com poderes de veto dentro do Conselho de Segurança.
3 – A interpretação do que é ameaça de ruptura da paz foi designada como responsabilidade do Conselho de Segurança, tendo os 5 países permanentes poderes muito importantes na decisão de como eles devem agir para a extinção da ameaça á segurança internacional.
4 – Os 5 países membros do Conselho de Segurança são de certa forma unanimes ás decisões do próprio conselho, na medida que se algum deles tomar atitudes que ameacem a segurança internacional, o conselho nada poderá fazer, pois o país em questão poderá usar de seu poder de veto, estando assim protegido.
5 – A falta de atitude na busca pela paz no Iraque, que manteve o país ‘’inimigo’’, manteve EUA e Reino Unido atacando o país, além das fortes sanções contra o governo Iraquiano, que trouxe serias consequências para os civis do país, tudo isso corroborado pelo Conselho de Segurança.
6 – A transferência da responsabilidade para a OTAN no caso da guerra da Iugoslávia, obrigando a organização a tomar uma posição ofensiva, algo como um ‘’braço armado’’ da ONU, contrariando justamente o proposito pelo qual a OTAN foi criada, ou seja, uma organização que buscava a proteção, defesa, dos países membros.

Relacionados