Yago Crivelin - EAEC

566 palavras 3 páginas
Yago Crivelin

Embora nem mesmo os paises da ASEAN tenham mostrado interesses conjuntos em dar continuidade ao EAEC, ou tenham tomado quaisquer iniciativas para dar força ao conceito, mostraram pelo menos respeito à proposta do primeiro ministro da Malasia de manter a soliedariedade entre os membros e não boicotar a ideia.
O conceito do Leste Asiático tenha foi se tornando cada vez mais aceito, o Primeiro-ministro de Cingapura, Goh Chok Tong sugeriu em 1995, que os membros da ASEAN deveriam convidar os três países do nordeste para a reunião de cúpula informal da ASEAN dentro de 12 a 18 meses. Este foi um marco tanto porque era primeiro-ministro de Cingapura que propunha, quanto porque sua proposta era concreta em termos de participantes, essa proposta preparou terreno para as respostas que vieram a seguir, e tambem para mostrar que o conceito do projeto EAEC estava realmente lançado.
Reforçando a importância de identidades transnacionais nas relações internacionais, Cronin por exemplo, afirma que "identidades de grupo definem experiencias em comum; atores políticos devem agir em conjunto como um grupo antes mesmo que eles possam reconhecer a existência desse grupo ".
A crise financeira asiática, um evento importante em que os países do Leste Asiático enfrentaram de forma comum, ajudou de certa forma esses países a realizar o desejo de buscar abordagens regionais para determinadas questões, em outras palavras, de consolidar uma identidade regional do Leste Asiático para promover a cooperação mútua.
Siazon disse que "é preciso reconhecer a lógica da ASEAN + 3, por conta de uma experiência compartilhada e um reconhecimento das inter-relações durante a crise financeira".
Esse reconhecimento também tinha em parte a ver com o fato de que os Estados Unidos haviam dado na região, a impressão de que não estava muito interessado na crise financeira asiatica, uma percepção que pode ter reforçado a ideia de que o compromisso dos EUA com a região foi decaindo ao longo

Relacionados

  • Yago Crivelin - ASEAN
    566 palavras | 3 páginas