xzxc

814 palavras 4 páginas
ANDRESSA LAIANE, DALVA ARAÚJO, JAMILLE NOGUEIRA, KEILA LACERDA, LORENA SOARES, ZILMAICON YAN

FENOMENOLOGIA

Guanambi-BA
2014

FENOMENOLOGIA

Trabalho apresentado
Como pré-requisito a
Disciplina de Epistemologia
Administrada pelo professor
Igor Malheiro, da 2º unidade

Guanambi- BA
2014

INTRODUÇÃO

A fenomenologia surgiu no início do século na Alemanha, por Edmundo Husserl, que recebeu influências do pensamento de Platão, Descartes e Brentano. Entre os pensadores que sofreram a influência do pensamento Husserliano, podem-se destacar: Martin Heidegger, Alfred Schultz, Jean Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty. Além da Europa teve repercussão nos Estados Unidos e na atualidade, existe em todos os continentes.
Após seu encontro com Brentano, Husserl entregou-se à análise de uma psicologia descritiva dos atos que constituem os objetos matemáticos, adotando o método da análise, o que implicava em uma nova concepção da subjetividade. O objeto da psicologia humana brentaniana tinha como fundamento a consciência de ser sempre consciência de algo, ou seja, a intencionalidade.
A fenomenologia de Husserl ganhou impulso no final do século XIX, princípio do século XX, durante a crise do subjetivismo e do irracionalismo. A fenomenologia é uma meditação lógica, ultrapassando as próprias incertezas da lógica, por meio de uma linguagem (logos) em que se exclua a incerteza. Foi contra uma etapa do pensamento ocidental, contra o psicologismo, o pragmatismo que a fenomenologia refletiu. Segundo o mesmo autor, tal corrente filosófica "...começou por ser e continua sendo uma meditação acerca do conhecimento, um conhecimento do conhecimento; e o célebre pôr entre parênteses consiste, em primeiro lugar, em dispensar uma cultura, uma história, em fazer todo o saber, elevando-se a um saber radical".

COMPREENDENDO A ABORDAGEM FILOSÓFICA

Referente à fenomenologia enquanto ciência,

Relacionados