xzmxsmxsxmsxmisxs

582 palavras 3 páginas
Filosofando

Exercícios
1. O que significa dizer que a não-indiferença é a essência do
"valor"?
R: A não-indiferença representa o início do "importar-se", o reconhecimento da imagem do outro, a importância de alguém que ocupa espaço físico, temporal, que faz diferença

2. Explique esta afirmação: O homem, diferentemente do animal é capaz de produzir interdições.
R: Porque os animais irracionais, vivem livremente entre eles, uns para com os outros em igualdade. Já o ser humano, que poderiam se ajudar mais, pois Deus lhes concede sabedoria e raciocínio lógico, prejudica sua própria espécie.

3. Em que consiste o caráter histórico - social da moral? E o caráter pessoal?
R: A fim de garantir a sobrevivência, o homem submete a natureza por meio do trabalho. Para que a ação coletiva se torne possível, surge a moral, com a finalidade de organizar as relações entre os indivíduos. Inicialmente, consideremos a moral como o conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social.

4. O que determina que um ato seja considerado moral ou imoral?
R: Mesmo quando queremos manter as antigas normas, há situações críticas enfrentadas devido à especificidade de cada acontecimento. Por isso a cisão também pode ocorrer a partir do enredo de cada drama pessoal: a singularidade do ato moral nos coloca em situações originais em que só e indivíduo livre e responsável é capaz de decidir

5. O que é um ato amoral? E o não - moral?
R: Considera-se amoral o ato realizado à margem de qualquer consideração a respeito das normas. Trata-se da redução ao fatual, negando o normativo. O homem "sem princípios" quer pautar sua conduta a partir de situações do presente e ao sabor das decisões momentâneas, sem nenhuma referência a valores. É a negação da moral. A não moral é quando usamos outros critérios de avaliação que não são os da moral.

6. Explique: "Mão há moral do desejo; só é moral o ato voluntário".
R: Moral,

Relacionados