xxdefcx

3222 palavras 13 páginas
AULA – ARGUMENTAÇÃO E REDAÇÃO JURÍDICA –
Gênero e tipologia textuais:
A NARRAÇÃO NO TEXTO JURÍDICO - A estrutura da narrativa jurídica
Distinção entre gênero textual e tipologia textual

A diferença entre gênero e tipos textuais é importante para o profissional do Direito, posto que deve orientá-lo na produção de suas peças processuais, para que possam redigir seus documentos com segurança, competência e profissionalismo.

Gêneros de textuais
Autores como Marcuschi (2002) definem os gêneros textuais como uma noção ou forma de orientação para os textos que são elaborados no dia a dia e que apresentam características sociocomunicativas definidas pelos conteúdos, propriedade funcionais, estilo e composição (determinando um certo padrão); exercendo uma função social específica. Para Marcuschi essas funções são pressentidas e vivenciadas por seus usuários.
Exemplos: A estrutura textual de um e-mail escrito para uma universidade não é a mesma se o destinatário for um amigo. Ou nos casos abaixo:
1. Noticia- crime; 2. Boletim de ocorrência; 3 Qualificação; 4 Auto de prisão em flagrante; 5. Nota de culpa; 6. Ordem de serviço; 7. Portaria; 8. Procuração; 9. Relatório;10 Auto de busca e apreensão;

Segundo Fetzner (2008), o que pode influenciar a percepção sobre o uso desses gêneros em cada situação concreta, sobretudo pelos operadores do Direito, é a reunião de cinco fatores relevantes para a produção exata do sentido e objetivo desse gênero Portanto, devemos considerar:
1. A finalidade de quem produz o texto:
Em uma exordial, o advogado deve expor de forma persuasória (tendenciosa) para o juiz as razões de fato e de direito que o motiva a acreditar que um direito – objetivo de seu cliente – foi violado e por isso deve ser ressarcido. Se o mesmo advogado estiver atuando nesse processo, agora em grau de recurso deverá também expor as razões de fato e de direito que sustentam o recurso, mas seu objetivo e intenção já não são mais os mesmos: se antes

Relacionados