Xp metodologia ágil

Páginas: 6 (1355 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
UNIP – ADS 2012

Estudo da metodologia ágil XP
Programando ao extremo
Carlos Junior Englerth dos Santos Cassio Godoy Lima Leandro Diego Silva Paulo Cesar Michelasi Junior Raphael Luiz
Análise e desenvolvimento de sistemas UNIP - Universidade Paulista São Paulo – SP 2012

Introdução
Os desenvolvedores de softwares sempre buscaram formas de tornar o processo de desenvolvimentoprevisível, ágil e barato. Essa preocupação fez com que as indústrias de softwares voltassem sua atenção para a Engenharia de Software. A partir daí, foram desenvolvidas técnicas que atendessem a níveis de qualidade aceitáveis, adotando padrões e métricas que pudessem estimar o tempo e os custos do projeto para as funcionalidades exigidas. No entanto, o percentual de projetos que conseguem alcançar suasmetas representa uma parcela insignificante do total de softwares desenvolvidos. A maioria extrapola prazos, estoura orçamentos e possui funcionalidades que nunca serão utilizadas. Diante desse quadro desastroso, foram adotadas metodologias que tornassem o desenvolvimento de software mais próximo do ideal na visão do cliente. A adoção de documentações extensas e detalhadas foi deixada de lado, o focopassou a ser o cliente, que poderá avaliar e aprender com o projeto à medida que este avance no desenvolvimento e assim possa repassar as suas reais necessidades aos projetistas. Este método evita especulações por parte dos desenvolvedores, que estarão constantemente sendo orientados por seu cliente. Foi atendendo a esses critérios que nasceu a Extreme Programming, um novo conceito em metodologiade desenvolvimento de software.

Programando ao Extremo! O que é XP?
Segundo Kent Beck (criador do XP), a Extreme Programming é uma metodologia ágil para equipes médias e pequenas, onde os requisitos para o desenvolvimento de softwares são vagos e em constante mudança. Toda a equipe de XP é reunida com o cliente em períodos predeterminados, geralmente de uma semana, e com o auxilio de cartõesé possível que o próprio informe as suas necessidades a equipe de desenvolvimento. Estes cartões são formulários simples, escritos geralmente pelo próprio cliente indicando o que deve ser feito em seguida, predeterminando a entrega das necessidades com base em suas prioridades. Dessa forma em um curto espaço de tempo o cliente poderá fazer uso do software e dizer se está de acordo com suasnecessidades apresentadas. O Extreme Programming tem como objetivo garantir ao cliente versatilidade e satisfação com o produto final.

Principais características
• FeedBack : Este é o primeiro e talvez o mais importante dos valores do XP, os demais o complementam e lhe servem de suporte, mesmo porque é o FeedBack que garante um desenvolvimento ágil e consistente. O cliente está sempre acompanhando aequipe de XP e sua evolução, sendo assim sempre aprende algo novo no sistema, e tem condições de fornecer uma realimentação aos desenvolvedores que por sua vez alteram ou corrigem o que for necessário. Essa prática faz o cliente produzir e consumir o produto indefinidamente. O mesmo ocorre com a equipe de desenvolvimento que fornece soluções técnicas ou de design ao cliente à medida que produz osistema e à medida que consome as idéias produzidas por ele. • Simplicidade: Tudo em XP é feito da forma mais simples possível, o que não necessariamente, significa fazer de qualquer jeito. Simplicidade quer dizer que se deve produzir código simples de maneira funcional. O que também não significa digitar menos código e sim ir de encontro à funcionalidade que o cliente deseja de modo que o FeedBackocorra. Essa simplicidade é exigida para que não se produza trabalho extra, visualizando necessidades que o cliente ainda nem descobriu. Além disso, sempre que há dúvida sobre determinada funcionalidade a tendência de um desenvolvedor é produzir um código muito generalizado e que provavelmente nunca será utilizado, gerando então um desperdício de tempo e dinheiro do cliente que não solicitou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia agil
  • Xp metodo agil
  • Metodologia agil
  • Método agil xp
  • Metodologia agil
  • Metodologia XP
  • Metodologia xp
  • metodologia xp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!