Xp metodo agil

Páginas: 13 (3007 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
Programação Extrema

Introdução

Programação extrema (do inglês eXtreme Programming), ou simplesmente XP, é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias e que irão desenvolver software com requisitos vagos e em constante mudança. Para isso, adota a estratégia de constante acompanhamento e realização de vários pequenos ajustes durante o desenvolvimento de software.
A XP incentiva ocontrole da qualidade como variável do projeto, pois o pequeno ganho de curto prazo na produtividade, ao diminuir qualidade, não é compensado por perdas (ou até impedimentos) a médio e longo prazo.
Na Programação Extrema existem cincos valores fundamentais, são eles: comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito. A partir desses valores, possui como princípios básicos: feedback rápido,presumir simplicidade, mudanças incrementais, abraçar mudanças e trabalho de qualidade.

Feedback Rápido
Na cultura ágil, o feedback rápido é um dos mecanismos mais importante para melhoria contínua e desenvolvimento do produto.
Um feedback rápido exige uma boa comunicação da equipe. Sendo que a equipe de desenvolvimento, o cliente e as partes interessadas são da mesma equipe.
Geralmente, umaequipe com problema de comunicação, não dão a real importância ao feedback. Isso consequentemente resulta em um produto ou serviço que não satisfaz o cliente, e desmotiva a equipe por entregar um valor não desejado ao cliente.
Afirmo que um feedback rápido é importante para todo o tipo de equipe.
Resumindo, sem feedback fica difícil desenvolver um produto ou um prestar serviço, que vá de encontroao objetivo do cliente.

Variáveis de Controle em Projetos
Dentre as variáveis de controle em projetos (custo, tempo, qualidade e escopo), há um foco explícito em escopo. Para isso, recomenda-se a priorização de funcionalidades que representem maior valor possível para o negócio. Desta forma, caso seja necessário a diminuição de escopo, as funcionalidades menos valiosas serão adiadas oucanceladas.
Equipe

A área de recursos humanos das organizações tem sido muito estudada por um motivo muito simples: não existe organização sem pessoas. Segundo Carvalho “para verificar de forma simples isto, basta imaginarmos nosso local de trabalho com computadores, máquinas, mesas e sem nenhuma pessoa”.
Carvalho ainda faz uma análise sobre as relações de trabalho e sua evolução em algumasorganizações e atraso em outras assinalando ainda que os funcionários estão deixando de ser funcionário e passando a ser colaboradores no sentido que todos devem ajudar para que a empresa atinja o seu objetivo.
A Extreme Programming segue baseada na linha de valorização do recurso humano observando as relações interpessoais. Cada membro da equipe exerce um papel diferente e tem direitos que implicam emdeveres dos outros membros. Existe então um comprometimento geral no crescimento e formação dos integrantes do grupo de trabalho. Para qualquer empresa este crescimento implica em agregar valor ao capital intelectual. Nas palavras de Carvalho.

As Duas Equipes
A Extreme Programming, sempre se preocupando com a relação entre os indivíduos, divide a equipe responsável pelo software a serdesenvolvido em duas: a equipe do cliente e a equipe dos desenvolvedores. Estas equipes devem colaborar em tudo que for necessário para que o melhor software possível seja desenvolvido.
No entanto, como parte do processo de divisão de tarefas cada equipe tem seus objetivos específicos, direitos e participantes.

Equipe do Cliente
A equipe do cliente é composta por pessoas que vivenciam o problema eserão diretamente beneficiadas pela solução que o software desenvolvido implementará.
A tarefa da equipe do cliente é de cobrar e colaborar para que tudo seja feito para que o produto final atenda completamente aquilo que é esperado para a solução do problema.
É requisito da Extreme Programming que a equipe de cliente esteja sempre junto auxiliando a equipe de desenvolvimento em todos os passos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Método agil xp
  • Metodologia para Desenvolvimento Ágil XP
  • Xp metodologia ágil
  • Método ágil aplicado à engenharia
  • Método Ágil ASD
  • Agil
  • AgilEs
  • Xp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!