XNAFisica

2410 palavras 10 páginas
Simulações de Movimentos Físicos em Duas Dimensões, Utilizando
Framework XNA
Luiz Filipe F. Carneiro, Wietske Ineke Meyering (orientadora)
Faculdade Farias Brito
{luizfilipefc, wietske.meyering}@gmail.com
Resumo
Para que jogos 2D sejam produzidos com qualidade é necessário simular a realidade. Para isso conceitos de física mecânica e matemática devem ser aplicados no processo de codificação de um jogo, principalmente na emulação de circunstâncias reais, como uma bola batendo na borda da mesa de sinuca, oléo em uma pista de corrida como fator de redução de atrito ou um objeto em um espaço com gravidade desprezível. Os objetivos deste artigo são explanar os conceitos de física mecânica e matemática para a simulação de movimentos em duas dimensões de um determinado objeto e a aplicação destes em simuladores construídos em um ambiente na plataforma (ou Framework) XNA Game Studio.

1. Introdução
Para simular movimentos em 2D é necessário considerar conceitos físicos como inércia, força, ação e reação, movimento acelerado, movimento retardado, bem como o uso do plano cartesiano e vetorização na matemática computacional para a interação de um objeto com o meio. Além disso, para lidar com a plataforma XNA é necessário ser proficiente com a liguagem de programação C#.

2. Aspectos Básicos da plataforma XNA
Ao se criar um novo projeto na plataforma XNA deve-se estar ciente de quais componentes foram criados e para que cada um deles serve. Logo após, verifica-se a função de cada um dos métodos que compõem a estrutura inicial do projeto.
Um novo projeto contém uma pasta chamada
Content e dois arquivos, Game1.cs e Program.cs.

Game1.cs é o arquivo de código que carrega a lógica de um jogo e inicializa as variavéis de instância
[4].
Program.cs é o arquivo de código que instancia um objeto de Game1.cs e executa o código do jogo [4].
Content guarda todo o conteúdo de mídia (Imagens,
Fontes) que será utilizado durante o processo de desenvolvimento do jogo em XNA [4].

2.1. Sprites

Relacionados