xkdks asd

1167 palavras 5 páginas
Introdução
Os álcoois e fenóis são compostos parecidos por compartilharem do mesmo grupo funcional, a hidroxila. Os álcoois possuem grupos hidroxila ligados a carbono sp3, enquanto os fenóis apresenta grupo hidroxila ligada a um anel aromático.
O fenol possui fonte específica na natureza, o alcatrão de hulha. A hulha é um tipo de carvão que possui alta concentração de carbono. Ela passa por uma destilação a seco que dá origem a três frações, e uma delas é o alcatrão de hulha. Este, por sua vez, é submetido a uma destilação fracionada que resulta em cinco partes, em que duas delas, os óleos médios e os óleos pesados, possuem quantidades razoáveis de fenóis (principalmente os óleos médios). Os fenóis são sólidos em condições ambientes, com exceção do m-cresol, que é líquido. Eles são incolores e pouco solúveis ou insolúveis em água, mas são solúveis em bases.
Já os álcoois possuem mais fontes, como o álcool metílico, que por muito tempo a sua fonte de obtenção era a destilação seca da madeira na ausência de ar, ou p metanol, que possui como principal método de sua obtenção é por meio da fermentação de açúcares e de cereais. As principais matérias-primas para a sua produção são cana-de-açúcar, milho e beterraba. Depois da fermentação, o álcool é destilado, obtendo-se o álcool comum.
A principal diferença entre os dois compostos, apesar de parecidos, é o seu pH. E por apresentarem características bem comuns entre eles, os testes de pH, de Lucas e de oxidação são feitos para diferenciá-los perfeitamente.

Objetivo
Diferenciar álcoois de fenóis, classificando-os em relação à sua posição do grupo funcional.

Materiais e métodos
Teste de pH:
Com a ajuda de uma fita indicadora universal, verificou-se o pH de uma amostra de álcool etílico e outra de fenol.
Teste de Lucas:
Três tubos de ensaio foram preenchidos com o Reagente de Lucas. Em seguida, foram adicionados álcool butílico primário, álcool butílico secundário e álcool butílico terciário, um em cada tubo.
Teste de

Relacionados