xisto betuminos

967 palavras 4 páginas
Aula 01 – Apresentação

Apresentação: Professores, Monitores, Telecentro e Oficinas.

Informática e o mundo hoje: História e Onde é usada.

História

1945 – O Eniac torna-se operacional, inaugurando a primeira geração de computadores.
No final do século 19, na época dos nossos bisavós, os "computadores" já existiam, apesar de extremamente rudimentares. Eram os computadores mecânicos, que realizavam cálculos através de um sistema de engrenagens, acionado por uma manivela ou outro sistema mecânico qualquer.

Primeira Geração – 1951 a 1959
Também no final do século XIX, surgiram as primeiras válvulas. As válvulas foram usadas para criar os primeiros computadores eletrônicos, na década de 40.

O problema é que esquentavam demais, consumiam muita eletricidade e se queimavam com facilidade. Era fácil usar válvulas em rádios, que usavam poucas, mas construir um computador, que usava milhares delas era extremamente complicado, e caro. Apesar de tudo isso, os primeiros computadores baseados em válvulas começaram a surgir durante a década de 40, naturalmente com propósitos militares. Os principais usos eram a codificação e decodificação de mensagens e cálculos de artilharia. A partir da década de 50, as válvulas foram rapidamente substituídas pelos transístores e mais tarde pelos circuitos integrados e microchips.

Segunda Geração – 1959 a 1965

Entre 1959 e 1964, foram introduzidos os computadores de segunda geração, menores e mais rápidos e com grande capacidade de computação, baseados em transistores e circuitos de estado sólido (solid state). Eram as válvulas, enormes, que ocupavam a maior parte da estrutura física de um computador. Fabricado inicialmente pela Fairchild Semiconductors, o transistor era uma maravilha eletrônica que fazia a mesma coisa que uma válvula – deixar ou não deixar passar uma corrente elétrica -, mas ocupando um espaço muitas vezes menor: enquanto uma válvula mal cabia na palma da mão, um transistor era menor que um dedo

Relacionados

  • ciencias do ambiente
    1996 palavras | 8 páginas
  • Mapas atualizados
    9802 palavras | 40 páginas
  • Minerais
    92832 palavras | 372 páginas