xingu

Páginas: 3 (536 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
lgumas pessoas parecem predestinadas a uma experiência de vida fascinante. Os irmãos Villas-Bôas, sem sombra de dúvida, fazem parte deste seleto grupo. Largando o conforto da cidade grande para viverno meio do mato e em companhia dos índios, suas conquistas são muitas, sendo impossível fazer pouco da criação do Parque Nacional do Xingu (1961), a mais significativa e emblemática de todas.Inspirado na história real desses sertanistas, Xingu foi dirigido por Cao Hamburger (O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias) a convite de Fernando Meirelles (Cidade de Deus), que produziu o longa e recebeuo projeto das mãos do filho de Orlando Villas-Bôas.
Misturando doses sutis de drama, suspense, aventura e ação, a trama mostra desde os primeiros passos - mata adentro - dos três irmãos, Orlando(Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo (Caio Blat), até a criação do parque propriamente dita, revelando os efeitos paralelos que essa convivência com os nativos causou nas relações entre astrês partes: brancos, índios e os Villas-Bôas. Com a maioria das cenas rodadas no Tocantins, é difícil não ser capturado pelas belas imagens, aliadas da fotografia e a trilha de dois parceiros deoutros "carnavais" do diretor: Adriano Goldman e Beto Villares, respectivamente.

Dotado de algumas boas frases ("Terra desocupada tem dono") e fortes constatações, como o fato de que "civilizar" iriadestruir os índios e que uma "fronteira", paradoxalmente, seria a única salvação para eles, o ponto fraco do longa pode estar no roteiro do cineasta em companhia de Anna Muylaert (É Proibido Fumar).Provavelmente encurralados entre um grande volume de informações e a vontade de usá-las, o que se vê na sala escura, em alguns momentos, são licenças criativas para a narrativa seguir seu rumo, mas nãosem se perder (um pouco) na hora de gerar um maior envolvimento no espectador.

Não se trata, porém, de um filme frio. Longe disso. Mas a opção por velar relacionamentos amorosos (Maria Flor faz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Xingu
  • Xingú
  • XINGU
  • xingu
  • Xingu
  • Xingu
  • Xingu
  • xingu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!