xhubaca

522 palavras 3 páginas
Direito das sociedades sem escrita
Paleolítico – Idade da Pedra
Lascada
Neolítico – Idade da pedra polida
Idade dos mentais

Povos sem escrita
Caçadores – coletores, nômades, tribos, laços fortes de religiosidade e consangüinidade, divisao do trabalho, coletividade.

Neolítico (Revoluçao agricola 10.000 a.c)
· Inicio do cultivo agricola, domesticaçao de animais
· Modifiçações: Sedentarismo, excedente agrícola, crescimento populacional, primeiros núcleos urbanos, divisão de trabalho (agricultura x domesticos x outros) estratificaçao social.
· Ambito Politico: uniao de clãs (tribos), tribos lideradas por um ancião que exercia poder político, religioso, segurança e manutencaodo grupo. Patriarcado – estado – estado laico (divisao entre templo e estado)

·Direito Hebraico Antigo
Hebreus viveram na mesopotamia e migraram para a babilonia.
Sociedade = Pastores e agricolas.

O planeta Terra teria que "fechar as portas" na terça-feira, 20 de agosto, caso a humanidade se comprometesse a consumir a cada ano só os recursos naturais que pudessem ser repostos no mesmo período. A estimativa é da Global Footprint Network, organização não governamental que calcula anualmente o "Dia da Sobrecarga".

Em 2013, o esgotamento foi registrado mais cedo do que em 2012 (22 de agosto), e a piora tem sido uma constante. "A cada ano, temos o Dia da Sobrecarga antecipado em dois ou três dias", destacou ao jornal Folha de S.Paulo Juan Carlos Morales, diretor regPara fazer a conta, a ONG usa dados da ONU, da Agência Internacional de Energia, da OMC (Organização Mundial do Comércio) e busca detalhes em dados dos governos dos próprios países.

Critérios considerados
O número leva em conta o consumo global, a eficiência de produção de bens, o tamanho da população e a capacidade da natureza de prover recursos e biodegradar/reciclar resíduos. Isso é traduzido em unidades de "hectares globais", que representam tanto áreas cultiváveis quanto reservas de manancial e até recursos

Relacionados