xfghdtrhdt

449 palavras 2 páginas
Exemplos das empresas
Um grande avanço da administração participativa no campo da teoria e da prática ocorreu na passagem dos anos 80 para os 90. Nesse período, algumas empresas começaram a utilizar técnicas de administração participativa. Esse foi um movimento de grande repercussão no ambiente empresarial, justamente por revolucionar as práticas tradicionais. No entanto, as razões dessas empresas, para usar administração participativa, foram de ordem eminentemente prática e não humanitária. As empresas perceberam que a administração participativa permitia substituir as estruturas hierárquicas pela autogestão na base da pirâmide organizacional. Isso possibilitava maior eficiência e economia já que o número de chefes diminuía. As empresas acrescentaram então sua própria contribuição prática aos princípios que os humanistas vinha há propondo.

Toyota
A evidência da superioridade dos métodos participativo, em termos de eficiência e economia, foi apresentada inicialmente pelas empresas japonesas, especialmente pela Toyota, ainda nos anos 50 as empresas japonesas conseguiam fazer mais produtos de melhor qualidade usando menor números de funcionários e chefes. Esse argumento foi determinante para convencer as empresas ocidentais a implantar a administração participativa. Em seguida, as organizações ocidentais procuraram imitar as empresas japonesas ou implantar sua própria versão de administração participativa. Assim as empresas não apenas ficaram mais receptivas ás teses que defendiam a participação como método de administração, mas também começaram a oferecer suas próprias soluções.
Em todo o mundo diferente empresas fizeram experiências importantes com a administração participativa. Em certos casos, como tentativas de copiar os métodos japoneses.

Semco
Em meados dos anos 80, um livro, um livro publicado no Brasil, virando a própria mesa, transformou-se rapidamente em best-seller, primeiro neste país e depois em outros. A razão de tanto sucesso é a historia

Relacionados