Xdehnj

2602 palavras 11 páginas
fhnfjttnjfhtft TÁTICAS BÁSICAS DO VOLEIBOL

SISTEMAS TÁTICOS

Para o melhor entendimento técnico e tático das definições sobre os sistemas de jogo adotados no voleibol, é necessário, em primeiro lugar, ter sempre presente as posições que os atletas ocupam na quadra, de acordo com a definição da regra.

POSIÇÕES:

No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada equipe deve estar posicionada dentro de sua própria quadra na ordem de rotação (exceto o sacador).

A posição dos jogadores é numerada como na figura abaixo:

Posicionamento em quadra

A posição nº 1 chama-se defesa direita, e é a posição do saque.
A posição nº 2 chama-se saída de rede.
A posição nº 3 chama-se meio de rede.
A posição nº 4 chama-se entrada de rede.
A posição nº 5 chama-se defesa esquerda.
A posição nº 6 chama-se defesa central. As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque.

As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.

Quando a equipe que não sacou vence o rali, ela realiza um rodízio no posicionamento de seus jogadores e terá o direito de sacar. O rodizio é realizado no sentido horário.

Sentido do rodízio

Esse rodízio obrigatório faz que, no desenvolvimento da partida, cada jogador tenha que ocupar cada uma das seis posições da quadra, fato que implica, pelo menos em tese, que os jogadores dominem todos os fundamentos técnicos do jogo.

O posicionamento inicial (PI) será anotado em uma súmula apropriada, para que se tenha controle dos rodízios e para que as equipes de arbitragem cumpram a regra do posicionamento. Ela determina que, até o instante da execução de cada saque, todos os jogadores das duas equipes respeitem seus posicionamentos de rodízio e estejam ocupando sempre as

Relacionados