xcvdfdsafsfdsf

317 palavras 2 páginas
Emirados Árabes Unidos

O país limita-se a noroeste com Qatar, ao sul e a oeste com a Arábia Saudita, a leste com Omã, a nordeste com o golfo de Omã e ao norte com o golfo Pérsico. Ocupa umasuperfície de 77.700km2, na qual se incluem 200 ilhas.
Os Emirados Árabes Unidos fazem parte da Liga Árabe, da Organização de Países Exportadores de Petróleo, do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico,do Movimento de Países não-Alinhados e da Organização das Nações Unidas.
História
A arqueologia assinalou a existência de importantes entrepostos comerciais nas costas do golfo Pérsico, já no tempodos sumérios. A região manteve-se vinculada ao resto da Arábia até o século XVI, quando os portugueses desembarcaram no litoral. Cem anos depois, chegou a companhia inglesa das Índias Orientais, cujosfuncionários foram continuamente hostilizados por piratas, donde a designação de Costa dos Piratas. Os ingleses reagiram, e em 1853 firmaram com os xeques um tratado que estabelecia uma tréguamarítima. Assim, a região passou a denominar-se Omã da Trégua. O território esteve sob protetorado inglês de 1892 a 1960, quando se formou o governo dos Estados da Trégua. A situação se manteve assim até1971, quando o Reino Unido retirou suas tropas do país. Em 2 de dezembro de 1971 nasceu a federação dos Emirados Árabes Unidos como nação independente.Geografia
O país é uma planície costeira planae estéril que se funde no interior com as dunas de areia do deserto arábico. Há também montanhas no leste do país. A sua localização estratégica ao longo das aproximações de sul ao estreito de Ormuzfaz do país um ponto de trânsito vital para o petróleo bruto mundial.
Demografia
Os Emirados Árabes Unidos consistem de uma federação de sete emirados localizados no Golfo Pérsico: Abu Dhabi

Relacionados