xcv dfe dde d

950 palavras 4 páginas
Fique atento à segurança sanitária do salão de beleza que você frequenta
Nova lei estabelece regras para profissionais e estabelecimentos de estética
Os salões de beleza são considerados estabelecimentos de interesse da saúde, mas a ausência de uma regulamentação clara para o setor, muitas vezes, representa riscos a quem frequenta centros de estética. A principal preocupação é com a esterilização e o descarte de instrumentos.

— Devido à falta de padrão nas escolas de cabeleireiros, muitos deles se formam sem o conhecimento necessário das técnicas de higiene — alerta o presidente do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do Rio Grande do Sul (Sinca /RS), Marcello Chiodo. Soma-se a isso, a dificuldade de fiscalizar todos os estabelecimentos.

Pois uma nova lei, recém sancionada pela presidente Dilma Rousseff, é comemorada pelo setor por reconhecer o exercício das atividades profissionais de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador, e fixa normas sanitárias para profissionais e estabelecimentos de estética. Esta é a primeira lei federal que traz, de forma expressa, a obrigatoriedade de procedimentos como esterilização de materiais e utensílios utilizados no atendimento aos clientes de salões de beleza. Até então, as normas sanitárias para essas áreas eram definidas por Estados e municípios.

Conforme Chiodo, o Rio Grande do Sul sai na frente por já exigir, por exemplo, o uso de autoclave (equipamento de esterilização com tranca, que garante o tempo adequado para o processo) e não estufa para esterilizar materiais. Com a nova regulamentação, o sindicato pretende emitir carteirinhas para profissionais, mediante avaliação, e definir padrões para escolas de formação.

Outro projeto, segundo Chiodo, é a obrigatoriedade de fixar, em local visível ao cliente, um quadro com o alvará do estabelecimento, no qual constam os serviços autorizados e as medidas sanitárias que devem ser

Relacionados

  • Cálculo numérico - 0
    322444 palavras | 1290 páginas
  • tcc matemática
    66703 palavras | 267 páginas
  • Matriz Energética
    122155 palavras | 489 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas