xbndxfn

749 palavras 3 páginas
Lesões agudas

Distensão muscular: é a lesão aguda mais comum em crianças e adolescentes submetidas a um TF incorreto. As distensões podem ser o resultado de um aquecimento incorreto antes de uma sessão de treinamento ou, ainda, da tentativa de superar cargas elevadas para um determinado número de repetições. Esta última variável deve ser considerada um indicador e não um fator de obrigatoriedade6, 14.

Danos à cartilagem do crescimento: a cartilagem de crescimento está localizada, geralmente, em três locais: na placa epifisária, ou de crescimento; na epífise, ou superfície articular; e na inserção da apófise, ou inserção tendínea. Os ossos longos do corpo crescem em comprimento a partir das placas epifisárias localizadas em suas extremidades. Normalmente, devido às mudanças hormonais, as placas epifisárias solidificam-se após a puberdade. Posteriormente, a solidificação, o desenvolvimento dos ossos longos e, portanto, o crescimento em altura não é mais possível. Na adolescência, a cartilagem da placa epifisária pode estar mais fraca que o osso devido às suas heterogenias de desenvolvimento. O crescimento das cartilagens nas inserções apofisárias dos principais tendões assegura uma sólida conexão entre o tendão e o osso. Danos às inserções apofisárias podem causar dor e também aumentam o risco de separação entre o tendão e o osso, resultando numa fratura de avulsão. Os três locais de crescimento da cartilagem são mais suscetíveis à lesão durante o estirão de crescimento na adolescência, assim como ao aumento da tensão muscular em torno das articulações. Um treinamento que não respeite a maturação do jovem pode comprometer e danificar a cartilagem de crescimento6, 15.

Fraturas: as placas epifisárias em crianças e adolescentes são propensas a fraturas porque ainda não estão solidificadas e se apresentam mais fracas que o osso. Comumente, os casos de lesão óssea ocorrem durante exercícios com levantamento da carga sobre a cabeça e com intensidades próximas

Relacionados