Xangô

Páginas: 2 (407 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Xangô é o Orixá da justiça, da retidão, do equilíbrio e determinação. Filho de Iemanjá.

Seu habitat é o alto das pedreiras. É o Orixá que guarda o Livro Sagrado que contém as leis e ensinamentosque lhe dão o poder de decidir incontestavelmente sobre o bem e o mal. É o Orixá que controla todas as forças naturais por intermédio dos astros.

É o Orixá do raio, do trovão, do fogo que sai daterra – o vulcão e as descargas elétricas. O raio é uma das suas armas, que ele envia como castigo. Uma casa atingida por um raio é sinal de descontentamento de Xangô com algum de seus moradores, quedeve fazer oferendas ao Orixá a fim de acalma-lo. Xangô abomina os mentirosos, os ladrões e os bandidos.

Recorrem a ajuda de Xangô os injustiçados e os aflitos, tanto fisicamente como espiritualmente.Xangô é considerado o patrono da dinastia humana, pai gerador que fecunda todas as manifestações do principio feminino. A força de Xangô está associada principalmente a firmeza da rocha: duro eestável.

O fogo simboliza a força dos instintos de conservação e poder tanto quanto do instinto sexual. A cor marrom associada a Xangô ativa o chacra sexual e elemento terra, no sentido de “manter ospés no chão”.

Um dos símbolos do Orixá Xangô é o machado de duas lâminas (ooxé), representando o equilíbrio e a imparcialidade no veredicto de um processo onde tudo é pesado.

Ao “incorporar” emseus Filhos, Xangô cruza os braços sobre o peito em sinal de ordem, fazendo valer seus conceitos de autoridade e justiça.

Os filhos de Xangô teriam como ponto fraco a sensualidade devastadora e oprazer. Possuem uma forte dose de energia e auto estima , uma consciência que são importantes, que são dignos de respeito e que sua opinião sobre qualquer tema será decisiva. Não confundir essasmanifestações com megalomania (mania de grandeza) ainda mais porque a energia magnética dessas pessoas costumam conseguir, de seus interlocutores, pelo menos parte dessa autoridade a que se reservam....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Xangô
  • Xangô
  • História de xangô
  • Ficamento xangô
  • “O xangô de baker estreet”
  • O XANGÔ DE BAKER STREET
  • O xangô de Baker street
  • Xango de Baker Stret

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!