Xandeee

795 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CAPUS: ITAJAÍ
BACHARELADO EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA: VANDERLEA
ALUNO: ALEXANDRE DE SOUZA

O CÓDIGO DE ÉTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: Caminhos da nova profissão no século XXI
THE ÉTHICS CODE OF PHYSICAL EDUCATION: means of new profession in XXI century.
Pag. 3: “A ética tem como objetivo estabelecer um consenso suficientemente capaz de comprometer todos os integrantes de uma categoria profissional a assumir um papel social, fazendo com que, através da intersubjetividade, migre do plano das realizações individuais para o plano da realização social e coletiva.” (Confef/Cref, 2000).
Pag. 5: Muitas foram as possibilidades de regras, regulamentos, leis, decretos e instituições legais. Entre elas, a Divisão de Educação Física no Ministério da Educação e Saúde, desde a década de 1940, os departamentos de Educação Física de Secretarias de Estado de Educação, tentativas de códigos disciplinares para a ética do professor de Educação Física.
Pag. 5: “Tal projeto tem sua origem em uma articulação desenvolvida pela APEF/RJ (...) significa a percepção de que, através da bandeira da Regulamentação, abriu-se novamente espaço para que aqueles setores afastados da cena política da Educação Física brasileira, desde o final dos anos 80, voltassem a ela de forma avassaladora (...) Assim, o Movimento pela Regulamentação reflete, em última instância, a possibilidade concreta visualizada por setores da Educação Física, situados no campo de centro/centro/direita, de voltarem ao cenário político da categoria.” (Castellani, op.cit:86).
Pag. 7: “No intuito de conseguir a simpatia de nossos colegas professores junto ao projeto da regulamentação, a centralização dos ataques aos leigos acabou escondendo que tais pessoas seriam outros profissionais qualificados tais como os de educação artística, música, teatro, artes marciais, mas também nossos próprios alunos de Educação Física. Neste último caso ataca-se justamente a pessoa que, na

Relacionados