Xama Pré-vestibular Popular A NOVA DIVISÃO TERRITORIAL DO TRABALHO E AS TENDÊNCIAS DE CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO

11278 palavras 46 páginas
Xama Pré-vestibular Popular

A NOVA DIVISÃO TERRITORIAL DO TRABALHO E AS TENDÊNCIAS DE
CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
Ruy Moreira
É sabido que a divisão territorial do trabalho é um fato da produção e das trocas que compõem a estrutura das modernas economias. É nas sociedades de base industrial que melhor se aplica a máxima smithiana de que o tamanho do mercado é o tamanho da divisão do trabalho e, vice-versa, o tamanho da divisão do trabalho é o tamanho do mercado.
Válida para o desenvolvimento da moderna sociedade industrial capitalista, a máxima smithiana é válida para a realidade brasileira,respeitadas as suas peculiaridades.
No Brasil, as sucessivas formas de divisão territorial do trabalho costuraram uma relação sociedadeespaço cujos efeitos sociais (distribuição das oportunidades de emprego e renda), econômicas
(custos de produção e escoamento) e sócioambientais(desarrumação dos espaços) são evidentes, ensejando pressões generalizadas por reconfigurações e mudanças.
A evolução vai no sentido de uma diferenciação e integração crescente do espaço brasileiro, até que as reformas junto com as empresas estatais privatizam as políticas dos seus ordenamentos fraturam e desarticulam a unidade nacional do espaço no presente.
Como a sucessão das configurações de espaço vai acumula ndo uma superposição de realidades e alianças político-sociais históricas diferentes, os conflitos crescem em tensão de territorialidades, que se acumulam igualmente, hoje chegando a um ponto explosivo diante da desintegração dos esquemas de regulação nacional do espaço brasileiro.
O papel da atual divisão territorial do trabalho e da reestruturação que a acompanha em vista das tendências e problemas que trazem de organização da relação sociedade-espaço no Brasil é o tema deste texto.
I. A divisão territorial do trabalho e as formas de organização do espaço brasileiro no tempo
A evolução industrial moderna no Brasil tem início nos anos 1870-1880. Desde então,

Relacionados