__www.educaçãofisica

5064 palavras 21 páginas
Efeitos da exposição à altitude no desempenho físico

Página 1 de 8

Toronto de Trem b2c.monark.tur.br/Toronto Conheça Toronto de Trem Veja Pacotes Terrestres Completos.

Efeitos da exposição à altitude no desempenho físico
Estudante do último ano do curso de Educação Física pela Universidade Paulista
(Brasil)

Raphael Camargo de Araújo araujo.rc@hotmail.com Resumo
A intensidade do exercício é reduzida em altitude devido a uma baixa pressão parcial de oxigênio (pO2). Uma permanência adequada na altitude desenvolve uma série de alterações fisiológicas que melhoram o transporte de oxigênio. Essas adaptações podem ser agudas ou crônicas, e visam aumentar o fluxo sanguíneo para compensar a redução na concentração de oxigênio e aumentar a concentração de hemoglobina. O processo de aclimatação varia de acordo com o tempo de exposição e o nível de altitude, durante esse processo pode ocorrer o acometimento de alguns problemas de saúde relacionados à hipóxia se não tomadas as devidas precauções. O maior interesse da realização do treinamento em altitude é o aumento no conteúdo de hemoglobina, que melhora o transporte de oxigênio e aprimora o desempenho aeróbio, gerado através de um aumento na síntese do hormônio eritropoetina. O modelo de viver em uma altitude média e treinar em uma altitude menor mostra-se como o método que produz os melhores resultados no desempenho. O objetivo deste artigo é revisar as adaptações fisiológicas geradas pela exposição à altitude e seus efeitos no desempenho físico.
Unitermos: Exercício em altitude. Aclimatação. Hemoglobina. Eritropoetina. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - Nº 129 - Febrero de 2009
1/1

Introdução
Pela menor disponibilidade de oxigênio, a intensidade do exercício é reduzida na altitude, e as adaptações geradas por essa exposição são os principais fatores a serem avaliados quando há programada uma competição em altitude elevada.
Uma permanência adequada na altitude desenvolve uma série de

Relacionados