www.avançostecnologicos

2174 palavras 9 páginas
Programa de Formação Geral
_______________________________________________
COLETÂNEA 02
Atividades 7 e 8: Avanços Tecnológicos
Nesta quinzena, iniciaremos a leitura de um novo tema: avanços tecnológicos. Você já parou para pensar o quanto as tecnologias estão presentes em seu cotidiano? Isso interfere positiva ou negativamente?
Leia os textos a seguir para responder as questões dessa quinzena. Boa leitura!

Texto 1 - Conectar-se é preciso
Conectar-se, viver conectado, navegar na Internet, enviar e receber mensagens eletrônicas, "baixar” músicas e jogos, livros ou imagens, realizar videoconferências, possuir um celular particular – entre tantas outras possibilidades – são expressões derivadas de um comportamento que hoje em dia faz parte do cotidiano. No contexto da economia globalizada e da sociedade moderna ou pós-moderna, a "categoria dos internautas” se estende a uma imensa multidão de habitantes do planeta. Tanto que os "desconectados”, ao lado dos expatriados, refugiados, exilados, prófugos, apátridas desplazados… talvez estejam hoje entre os grupos mais excluídos. Parafraseando o poeta português Fernando Pessoa, conectar-se é preciso.
Existem distintas maneiras de conectar-se. Alguns o fazem de forma obsessiva, até mesmo doentia. Com demasiada frequência, migram (ou fogem) para o mundo virtual, e praticamente passam a ignorar a realidade e as pessoas que os cercam. Conectam-se com os quarto cantos do mundo, estabelecem contatos à distância e em todas as direções, mas, ao mesmo tempo, rompem pouco a pouco com os laços mais caros e próximos: ligação com os familiares e amigos, parentes e vizinhos. Com a mesma facilidade com que fazem, desfazem e refazem "amigos internautas”, parecem distanciar-se dos "amigos de carne e osso”, dos encontros cara a cara, olho no olho.
Compulsivamente, enviam e recebem mensagens a quem e de quem mal conhecem, em detrimento das relações interpessoais ou intercomunitárias, construídas às vezes debaixo do mesmo teto ou entre um grupo

Relacionados