Wundt

Páginas: 3 (654 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2013
1) Qual a definição de experiência para Wundt?

R: Para Wundt, a experiência é, em geral, um todo único e lógico que pode ser cientificamente elaborado a partir de dois pontos diferentes ecomplementares: a experiência mediata (objetivo) e a experiência imediata (subjetivo). Na experiência mediata o sujeito não é investigado e sim os objetos, ou seja, o mundo externo. Já na experiência imediataé investigado o mundo interno. Para ele, a experiência é a interferência proposital, manipulação, do pesquisador sobre o início, a duração e o modo de apresentação dos fenômenos investigados comoocorre também na física, química e outros.


2) Ao criar o sue modelo de psicologia Wundt critica que tipo de psicologia? Porque ele faz tais críticas?

R: Wundt critica a psicologia da sua épocaconhecida como ciência da alma e da mente. Ele critica essa psicologia, pois ela utilizava hipóteses metafísicas, espiritualismo – materialismo, que ultrapassavam o domínio da experiência possível.Para Wundt só havia experiência se existisse um conjunto de processos interligados. Ou seja, ele defendia a psicologia baseada na experiência e criticava a psicologia imaterial, do espírito – alma, poisfoge do real e não seria possível estuda-la.

3) Apresente e explique os métodos utilizados por Wundt.

R: Wundt recorre aos métodos experimentais das Ciências Naturais e adaptou os seus métodoscientíficos aos objetivos da Psicologia.
Wundt utiliza como método de estudo a introspecção controlada. Através da introspecção , os sujeitos descreviam as suas percepções resultantes de estímulos.Para Wundt só este método permite o acesso à experiência consciente do indivíduo.


4) Que diferença metodológica existe entre a psicologia e as ciências da natureza?

R: As ciências da naturezatem em seus métodos conteúdos específicos da experiência mediata, seus objetos são sempre mediados pela subjetividade, enfatiza-se o mundo externo. Já a psicologia é baseada na experiência imediata,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Wundt
  • Wundt
  • Wundt
  • Wundt
  • wundt
  • Wundt
  • wundt
  • Wundt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!