Wuanderson gay

4659 palavras 19 páginas
Educar com Arte – Dinâmicas

ATIVIDADES 2006

1) Música Monte Verde (CD-Demo Interação com a Juventude – próximo CD do G.Interação)
Clique em DOWNLOADS para ver arquivo em PDF com letra e cifras. Para adquirir CD ou questionar sobre qualquer ponto, entrar em contato com Flávia (flaviaruh@terra.com.br ou g.intera@terra.com.br ).

Recomendamos a utilização desta música para faixa etária de 06 a 08/09 anos, para sensibilização com instrumentos de percussão que poderão ser produzidos pelas crianças. Vide explicação abaixo:

a) guizo, pau-de-chuva, triângulo e carrilhão (tubos de metal de diversos tamanhos para ir do som agudo ao grave) promovem o som suave da música);

b) timba promove o ritmo e a parte mais marcada da música;

Como se fazer os instrumentos:

a) TIMBA:
Lata de leite condensado ou leite em pó ou caixa de leite Longa-Vida. Com a lata de leite, forra-se com bexiga – cortar 5 cm abaixo da boca e amarrar com elástico/barbante ou fita crepe (montar tamanhos diferentes dos mais grave ao agudo). Para bater neste tambor, fazer baquetas de madeira/PVC/bambú com bolinhas de sementes grudadas na ponta ou faz-se uma bola com fita crepe ou adesiva.

b) GUIZOS:
Arame de espessura média. Dobrá-lo em 3 voltas para formar a letra D . Colocar bastante porcas/ arruelas de metal na barriga do D. Depois, enrolar fita crepe ou fita p/ proteger a mão, na haste do D, fechando-se a extremidade do arame com mais fita. Está feito o guizo.

c) PAU-DE-CHUVA:
Tubo de madeira (a partir de 50 cm) ou tubos de papelão (de papel toalha ou vários tubos de papel higiênico amarrados). Pegar alfinetes de cabeça (nº 32) ou preguinhos finos e espetar no tubo em lugares alternados. Tampar bem um dos lados com papelão/ pote de plástico/ tampa de qualquer material. Colocar arroz/ milho/ lentilha/ feijão/ conchinhas picadas / pedrinhas (para produzir som suave até mais grave – com o tamanho maior da semente).Depois, fechar o outro lado. O tubo, ou melhor, pau-de-chuva, pode

Relacionados