wrgegr

2014 palavras 9 páginas
Bombas Hidráulicas

Aracruz
2014
Cássio Borges Amorim
Erick Jordan
Julimar Bandeira
Luan Pereira

Bombas Hidráulicas

Aracruz
2014
1.1. Bombas hidrodinâmicas
Chamada também de bombas deslocamentos não positiva esse tipo de máquina não são muito utilizados devidos o seu poder de deslocamento de fluido se reduz quando se há um aumento de resistência, outro motivo é a possibilidade de impedir completamente a saída do fluido em pleno regime de funcionamento da bomba.
1.2. Bombas hidrostáticas
Esse tipo de bomba produz um fluxo de forma pulsativa e sem variação de pressão no sistema, por isso são muito empregadas em equipamentos industriais, avião e maquinário de construção. Também conhecidas como bombas de deslocamento positivo.
2. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
No geral a maioria das bombas é acoplada na parte superior dos reservatórios, podem assim conectar o duto do reservatório direto na bomba, diminuindo as perdas de cargas. No entanto a energia para deslocar o fluido no reservatório é exercida pela atmosfera.
Toda bombas possuem uma dada faixa de pressão, que não deve ser ultrapassada para não colocar a vida útil do equipamento em risco, um fator que influência na pressão é o deslocamento que o equipamento possui, ou seja, o volume de liquido transferido durante a rotação esse fator é expresso em centímetros cúbicos por rotação. A capacidade de fluxo pode ser expressa pelo deslocamento, em litros por minuto. Como na maioria dos equipamentos mecânicos a eficiência é um fator muito importante, nas bombas não é diferente. Para se calcular a eficiência volumétrica deste equipamento, basta fazer a relação entre o deslocamento real e o deslocamento teórico do equipamento.
(1) 3. Princípios de Funcionamento
O funcionamento baseia-se na criação de uma zona de baixa pressão e uma zona de alta pressão. Devido à rotação do rotor, comunicada por uma fonte externa (motor elétrico, combustão

Relacionados