wqewq

1059 palavras 5 páginas
Capítulo 1

1. Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais são suas duas principais funções?
2. Quais as principais dificuldades que um programa- dor teria no desenvolvimento de uma aplicação em um ambiente sem um sistema operacional?
3. Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem em utilizar este conceito? 4. Defina o conceito de uma máquina de camadas.
5. Quais os tipos de sistemas operacionais existentes?
6. Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogamáveis? 7. Qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas multiprogramáveis? 8. Quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis?
9. Um sistema monousuário pode ser um sistema multiprogramável? Dê um exemplo.
10. Quais são os tipos de sistemas multiprogramáveis?
11. O que caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?
12. Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as vantagens em utilizá-los? 13. Qual a grande diferença entre sistemas de tempo compartilhado e tempo real? Quais aplicações são indicadas para sistemas de tempo real?
14. O que são sistemas com múltiplos processadores e quais as vantagens em utilizálos?
15. Qual a grande diferença entre sistemas fortemente acoplados e fracamente acoplados? 16. O que é um sistema SMP? Qual a diferença para um sistema NUMA?
17. O que é um sistema fracamente acoplado? Qual a diferença entre sistemas operacionais de rede e sistemas operacionais distribuídos?

18. Quais os benefícios de um sistema com múltiplos processadores em um computador pessoal? 19. Qual seria o tipo de sistema operacional recomendável para uso como servidor de aplicações em um ambiente corporativo?
20. Qual seria o tipo de sistema operacional recomendável para executar uma aplicação que manipula grande volume de dados e necessita de um baixo tempo de
processamento?

Relacionados