wq9idwhud

425 palavras 2 páginas
Bill parou de publicar as histórias deste genial personagem em 1996. A última tira inédita foi publicada em 31 de Dezembro de 1995. Bill Watterson deixou milhares de fãs de Calvin& Haroldo órfãos. As tiras deste personagem foram publicadas em cerca de 2400 jornais espalhados pelo mundo.
Bill sempre quis manter total controle sobre seus personagens. Quando ele assinou o contrato com a Universal, todos os direitos sobre os personagens pertenceriam à editora e não ao artista. Essa foi à única maneira de ter seu trabalho publicado, já que duas outras companhias recusaram seu trabalho. Bill não tinha analisado direito as consequências até a tira começar a fazer sucesso. A partir daí que ele viu o problema em que estava metido.
Com o sucesso da tira a Universal começou a pressionar Bill a abrir o licenciamento para produtos. Devido a todos estes problemas Bill chegou a desistir de publicar a tira de Calvin quando ela completou cinco anos. Mas devido ao seu contrato a Universal poderia trocá-lo por outro desenhista e escritor e licenciar tudo do mesmo jeito.
Mas a empresa acabou resolvendo renegociar o contrato. Com este novo contrato em mãos, Bill teria total controle e não teria seus personagens estampados em qualquer coisa. Mas como Bill não queria que o merchandising dominasse seu trabalho e também devido aos problemas com o Syndicate, Bill acabou encerrando a produção das tiras de Calvin & Haroldo no dia 31 de Dezembro de 1995.

Aqueles quatro quadrinhos, coloridos, no formato dominical, são uma das grandes obras-primas das HQs: Calvin e seu tigre acordam e descobrem uma paisagem completamente coberta de neve. “É um mundo mágico, Haroldo, velho amigo. Vamos explorá-lo!”, exclama o menino antes de se lançar à aventura. Com essas palavras, foi encerrada uma década de desenhos que conseguiram uma relação insólita com os leitores e que finalmente demonstraram que tiras cômicas não eram coisa só de criança. Após aqueles desenhos, Watterson desapareceu da vida

Relacionados