WORKSHOP TANINO

3830 palavras 16 páginas
Estudo da Viabilidade de Utilização do Polímero Natural (TANFLOC) em
Substituição ao Sulfato de Alumínio no Tratamento de Águas para
Consumo
L. A. Corala, R. Bergamasco Rb , F. J. Bassettic

a. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental-UFSC, FlorianópolisSC, lucila_coral@yahoo.com.br
b. Departamento de Engenharia Química-UEM, Maringá-PR, Brasil rosangela@deq.uem.br c. Departamento de Química e Biologia-UTFPR, Curitiba-PR, Brasil. bassetti@utfpr.edu.br Resumo
Este estudo permitiu verificar a viabilidade técnica de utilização de um polímero natural em substituição ao sulfato de alumínio como agente de coagulação e floculação no tratamento de águas para consumo. Visando a comparação em termos de eficiência, foram analisados parâmetros físico-químicos básicos como pH, turbidez, alcalinidade, sólidos sedimentáveis e matéria orgânica, mensurados após teste de jarros, utilizando-se concentrações de coagulantes pré-estabelecidas entre 10 e 60 mg.L-1, em intervalo de 10 mg. Os resultados obtidos ao final do experimento, indicam que o coagulante natural demonstrou maior eficiência quanto aos parâmetros pH e alcalinidade, obtendo-se resultados bastante próximos entre os dois coagulantes em relação aos demais parâmetros analisados. Pode-se concluir, através dos resultados preliminares, que o polímero natural utilizado (Tanfloc) mostrou-se um potencial substituto ao sulfato de alumínio para o tratamento de água.
Palavras-Chave: Polímero natural- TANFLOC, Tratamento de água, Águas superficiais, coagulação.

1 Introdução
A crescente preocupação com a disponibilidade mundial de água vem exigindo uma nova consciência em relação à utilização deste recurso (Santos e Poledna, 2005).
Hoje, o mau uso, aliado à crescente demanda, vem preocupando especialistas e autoridades no assunto, pelo evidente decréscimo da disponibilidade de água limpa em todo o planeta.
A escassez de água deve ser vista como um fator determinante de sobrevivência e as estimativas apresentadas pelos

Relacionados