WORKSHOP DE MELHORIA DE PROCESSOS

517 palavras 3 páginas
WORKSHOP DE MELHORIA DE PROCESSOS

É consenso no mundo corporativo a importância da gestão por processos organizacionais. No MP-GO essa necessidade foi detectada no diagnóstico estratégico e nas pesquisas de cultura e clima organizacionais realizados em 2008. Falta de uniformização das rotinas de trabalho, indefinição de responsabilidades e presença de anomalias e paralelismos foram considerados fatores geradores de insatisfação interna e desgastes entre as áreas.

A gestão por processos está inserida no Plano Estratégico do MP-GO, através de:
Objetivo Estratégico: Excelência na Gestão Institucional; Estratégia: Melhorar a gestão administrativa; Iniciativa Estratégica: Implantar e implementar o Escritório de Processos, garantindo a identificação, o mapeamento e o redesenho de cem por cento dos processos em vigor no MP das áreas meio e finalística.

Podemos, também, elencar os seguintes benefícios: Uniformização da metodologia, ferramentas e técnicas utilizadas; Uniformização das rotinas de trabalho; Otimização dos recursos; Agilidade dos processos; Clareza de responsabilidades; Eliminação de anomalias; Substituição do conhecimento tácito e pessoal pelo conhecimento expresso e institucional.

Toda organização desenvolve inúmeras atividades rotineiras que levam à geração dos mais variados resultados em forma de produtos e serviços. Tais atividades, devido à sua natureza e à dos resultados gerados, podem ser enquadradas na forma de processos organizacionais que, de forma integrada, trabalham no sentido de promover a consecução dos objetivos da organização, diretamente relacionados à missão institucional.

Há diversas formas de enxergar os processos dentro da organização. Adotaremos a visão top-down (de cima para baixo), cuja proposta é visualizar a função da organização/área – macroprocesso – e relacioná-la com os processos que a compõem.

A metodologia proposta pelo Escritório de Processos Organizacionais (EPO) - unidade responsável por fornecer métodos

Relacionados