workshop aqui.agora.isso

928 palavras 4 páginas
AQUI/AGORA/ISSO -experiência-laboratório-oficina de performance
Silmar Pereira
Os atravessamentos do corpo compõem discussão em diversas áreas de estudos técnicos, científicos e estéticos. Nas artes, os sentidos determinam apontamentos que resignificam contextos socioculturais. Assim o artista pode tornar-se um observador infiltrado nos modos de vida em coletivo para identificar situações de inserção crítica e metafórica capazes de ativar sensibilidades humanas às questões éticas, estranhamentos-conhecimentos e invisibilidades-visibilidades que geram consciências espaços-temporais reelaborando certezas históricas e existenciais.
Neste sentido, quais são as potências artísticas reflexivas que podem surgir de vivências coletivas mediadas por proposições que envolvem o corpo, o engajamento e os acordos em coletivo? Como tornar a corporeidade um território ativo de pesquisa, ação e reação em tempo presente capaz de suscitar emergências poéticas de intervenção e transformação de uma realidade percebida? Tais questionamentos podem ser investigados enquanto são manifestados quando o corpo participador responde a estímulos propostos como jogo, em tempo real, através de atitudes artísticas, ou seja, por meio da criação. A performance, como suporte da criação, poderá ser matéria de especulação da exaltação do desejo subjetivo individual exercitado na polaridade espiral de perguntas e respostas que motivam o corpo à ação.

criação em sessão de performance de João Reginatto, figura-persona para ação - noite maritima escura 2014 -

As oficinas de corpo /criação são espaços de surgimento de processos e sistemas artísticos a partir da corporeidade – movimento. Os aparatos gráficos, como vídeo, foto, desenho e escrita compõe a ação desenvolvida como recurso indispensável de ampliação e extensão da experiência estética constituindo território e suporte do trabalho poético. Assim há a necessidade de refletir, registrar e sistematizar os experimentos

Relacionados